Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Experimentação e tendências tipográficas: uma experiência de ensino remoto de uma disciplina prática durante a pandemia de Covid -19

Experimentation and typographic trends: an experience of remote teaching of a practical discipline during Covid-19 pandemic

Aragão, Isabella Ribeiro ;

Full Paper:

"A pandemia apresentou um desafio nos cursos de graduação, em especial, no que diz respeito à oferta deaulas práticas no modo remoto. Este artigo, portanto, aborda tanto a adaptação de uma disciplinapresencial de caráter experimental para fins que ultrapassam a aprendizagem de técnicas manuais deprodução de artefatos gráficos, também aplicadas em projetos da área do Design da Informação; quantoa avaliação sob a perspectiva do conceito de experiência proposto por Larrosa (2020). Dessa forma, adinâmica de testar diferentes técnicas sem se preocupar com os resultados, entre outros fatores,possibilitou engajamento e vivências individuais."

Full Paper:

"The pandemic presented a challenge in undergraduate courses, in particular, with regard to the teaching ofpractical classes in remote mode. This article, therefore, addresses both the adaptation of a face-to-facecourse of experimental character for purposes that go beyond the learning of manual techniques for theproduction of graphic artifacts, also applied in projects in the area of information design; as for theevaluation under the perspective of the concept of experience proposed by Larrosa (2020). Thus, thedynamics of testing different techniques without worrying about the result, among others factors, enabledengagement and individual experiences."

Palavras-chave: experimentação tipográfica, ensino remoto, experiência,

Palavras-chave: Typographic experimentation, remote teaching, expirience,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-048-355763-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "CEPE. (2020). Fixa o calendário acadêmico-administrativo do ensino de graduação presencial
  • [2] para os exercícios de 2020 e 2021, dos três campi, no contexto da pandemia da Covid-19, e
  • [3] dá outras providências. Resolução n. 23/2020, de 7 de novembro de 2020. Conselho de
  • [4] Ensino, Pesquisa e Extensão, UFPE, Recife, p.1-19.
  • [5] Larrosa, Jorge. (2020). Tremores: escritos sobre experência. Belo Horizonte: Autêntica.
  • [6] Pereira, Amanda. (2019). O caminho de volta correspondência tipográfica. TCC (Graduação).
  • [7] Bacharelado em Design, Universidade Federal de Pernambuco, Recife."
Como citar:

Aragão, Isabella Ribeiro ; "Experimentação e tendências tipográficas: uma experiência de ensino remoto de uma disciplina prática durante a pandemia de Covid -19", p. 630-647 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-048-355763-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações