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EXPERIENCIANDO O DESIGN MULTISSENSORIAL DOS PERFUMES: UM ESTUDO DO IMPACTO SENSORIAL NA INTENÇÃO DE COMPRA

Aguilar, Juliana Hollerbach de; Gonçalves Filho, Cid;

Artigo Completo:

Partindo do princípio que a sinergia sensorial pode dobrar o efeito da comunicação entre o produto e o consumidor apontada pelos estudos de consumo de experiência, este estudo propõe a avaliação do impacto do design multissensorial de perfumes. Nesta pesquisa é avaliado não somente o sentido da visão mas também o olfato e tato com objetivo de mensurar o estímulo/resposta. As variáveis dependentes dos estímulos (olfato, visão e tato) consistiram no valor da marca (brand equity para o consumidor), intenção de compra, apego emocional a marca ( brand attachment) e avaliação do produto multissensorial. Com amostra de 492 respondentes, um questionário estruturado foi coletado juntamente com a experienciação de perfumes e o modelo estrutural foi testado. Os resultados demostram significativos impactos do valor da marca e do produto multissensorial na intenção de compra. O valor da marca cresce com a intenção das emoções criadas pelos estímulos. O modelo explica 77% da intenção de compra. Deste modo, entende-se que este estudo contribui para o desenvolvimento do entendimento do impacto dos estímulos sensoriais nas intenções e atitudes de consumidores, bem como propõe um modelo teórico que pode ser refinado e reaplicado para avaliação sensorial em design de produtos .

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Palavras-chave: Consumo de Experiência; Marketing Sensorial; Experiência de Produto,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0123

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Como citar:

Aguilar, Juliana Hollerbach de; Gonçalves Filho, Cid; "EXPERIENCIANDO O DESIGN MULTISSENSORIAL DOS PERFUMES: UM ESTUDO DO IMPACTO SENSORIAL NA INTENÇÃO DE COMPRA", p. 1453-1464 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0123

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