Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Evolução Recente do Sistema de Educação Superior no Brasil: ascensão e queda entre 1992 e 2017

Recent Evolution of the Higher Education System in Brazil: rise and fall between 1992 and 2017

Diniz, Márcia Jucá Teixeira ; Diniz, Marcelo Bentes ;

Artigo completo:

O artigo discute o processo de expansão e queda do Sistema de Educação Superior – SES no Brasil, assentado, particularmente, em investimentos públicos direcionados as universidades federais, a partir da segunda metade da década de 1990. Vários indicadores de desempenho acadêmico descrevem uma curva ascendente até 2015, ano que representa um ponto de inflexão a este ciclo virtuoso, em consonância com a perspectiva tomada pelo novo ciclo político inaugurado em 2016 e que interrompeu de forma abrupta a trajetória virtuosa que o SES vinha descrevendo, e que passa a partir dessa data, a tomar a educação apenas como um elemento de despesa oneroso a estabilidade fiscal do estado.

Artigo completo:

The article discusses the process of expansion and decline of the Higher Education System – HES in Brazil, based, in particular, on public investments directed to federal universities, from the second half of the 1990s onwards. Several academic performance indicators describe an upward curve until 2015, a year that represents a turning point in this virtuous cycle in HES, in line with the perspective taken by the new political cycle in the country, inaugurated in 2016, and that abruptly interrupted the virtuous trajectory that the HES had been describing, and that passes from that date to take education only as an element of costly expense to the fiscal stability of the state.

Palavras-chave: Sistema de Educação Superior; Universidades Federais; Indicadores de Desempenho,

Palavras-chave: Higher Education System; Federal Universities; Performance indicators,

DOI: 10.5151/v-enei-777

Referências bibliográficas
  • [1] ABREU, I. B. L.; VALE, S. V.; CAPANEMA, L.; GARCIA, R. C. B. Parques tecnológicos e o desafio de seu financiamento. Revista do BNDES 45, junho de 2016.
  • [2] ALBUQUERQUE, E. M. Sistema Nacional de Inovação no Brasil: uma análise introdutória a partir de dados disponíveis sobre a ciência e a tecnologia. Revista de Economia Política, v.16, nº 3, p.56-72, 1996.
  • [3] ........................... Catching Up no Século XXI: Construção Combinada de Sistemas de Inovação e de Bem-Estar Social. Em: Sicsú, João; Miranda, Pedro (Org.). Crescimento Econômico: Estratégias e Instituições. Rio de Janeiro: IPEA, 2009.
  • [4] ALBUQUERQUE, E. M.; SIMÕES, R.; BAESSA, A.; SILVA, L. A Distribuição Espacial da Produção Científica e Tecnológica Brasileira: uma Descrição de Estatísticas de Produção Local de Patentes e Artigos Científicos’. Revista Brasileira de Inovação. Vol. 1 Número 2, Julho / Dezembro, 2002.
  • [5] ALBUQUERQUE, E. M; SUZIGAN, W; KRUSS, G; LUU, K. Developing National Systems of Innovation. University-Industry Interactions in the Global South. Edward Elgar Publishing. UK/USA. International Development Research Centre, 201
  • [6] AMARAL, N. C. Com a PEC 241/55 (EC 95) haverá prioridade para cumprir as metas do PNE (2014-2024) ?. Revista Brasileira de Educação v.2, n. 71, p. 1-25, 2017.
  • [7] ANDIFES (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR). V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Uberlândia, MG: Observatório do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis – FONAPRACE; Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
  • [8] BANCO CENTRAL DO BRASIL. Boletim Regional. Brasília, DF, Jan. 2019.
  • [9] CARLSSON, B.; JACOBSSON, S.; HOLMÉN, M.; RICKNE, A. Innovation Systems: Analytical and Methodological Issues. Research Policy, 31, p.233-245, 2002.
  • [10] CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). III Seminário do Portal de Periódicos CAPES. Brasília, DF, 2019.
  • [11] CAPES (COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR). GEOCAPES. Disponível em: https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/. Acesso 12 de fevereiro de 2020.
  • [12] CAPES. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Internacionalização do ensino superior precisa avançar sugere estudo da Capes. Brasília, DF, 2017c. Disponível em: Disponível em: https://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8621-internacionalizacao-do-ensino-superior-precisa-avancar-sugere-estudo-da-capes
  • [13] CARVALHO, S.B. R. Gestão da internacionalização das instituições de ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (CAMPINAS), vol. 25, no1 Sorocaba, Jan./Apr. 2020.
  • [14] CURY, C. R. J. Graduação/pós-graduação: a busca de uma relação virtuosa. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 88, p. 777-793, out. 2004.
  • [15] DOSI, G. Mudança Técnica e Transformação Industrial. A Teoria e uma Aplicação à Industria de Semicondutores. Coleção Clássicos da Inovação. Editora Unicamp. Campinas. São Paulo, 2006.
  • [16] EDQUIST, C. Systems of Innovation – Technologies, Institutions and Organizations, London: Pinter, 1997.
  • [17] FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p.17-36, Editora UFPR, 2006.
  • [18] FREEMAN, C. The National System of Innovation in historical perspective. Cambridge. Journal of Economics, v.19, n.1, p.05-24, 1995.
  • [19] FREEMAN, C. & SOETE, L. A Economia da Inovação Industrial. Trad. André Luiz S. de Campos e Janaina O. P. de Costa. Campinas, SP: Unicamp, 2008.
  • [20] FREITAS, Gabriel Colombo. As bolsas de pós-graduação estão à beira de um colapso. Associação Nacional de Pós-graduandos. 2019. Disponível em: http://www.anpg.org.br/06/05/2019/as-bolsas-de-pos-graduacao-estao-a-beira-de-um-colapso/. Acesso em 12 de fevereiro de 20
  • [21] G1 (Portal). Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/15/entenda-o-corte-de-verba-das-universidades-federais-e-saiba-como-sao-os-orcamentos-das-10-maiores.ghtml. Acesso: setembro 2020.
  • [22] GOMES, Eustáquio. “País tem historia universitária tardia”. Jornal da Unicamp 191. Ano XVII, 23 a 29 de setembro de 2002.
  • [23] IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Séries Históricas e Estatísticas. Disponível em: https://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=4&op=0&vcodigo=PD323&t=pessoas-10-anos-mais-idade-anos. Acesso em 12 de dezembro de 2019.
  • [24] INPI (INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL). Anuário Estatístico de Propriedade Industrial – 2000/2017/ Indicadores 2018. Disponível em: https://gru.inpi.gov.br/pePI/jsp/patentes/PatenteSearchBasico.jsp Acesso em 17 de março de 2020.
  • [25] LETA, J. ; CRUZ, C. H. B. A produção científica brasileira. Em: VIOTTI, E. B.; MACEDO, M. M. (Org.). Indicadores de Ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003. p.121-168.
  • [26] LUNDVALL, B. Ȧ. National Innovation Systems: history and theory. In Elgar Companion to Neo-Schumpeterian Economics, Cheltenham: Edward Elgar, 2003.
  • [27] LUNDVALL, B.- A., VANG, J., JOSEPH, K.J., CHAMINADE, C. Innovation system research and developing countries. In: Lundvall, B.- A., Joseph, K.J., Chaminade, C., Vang, J. (Eds.), Innovation Systems and Developing Countries: Building Domestic Capabilities in a Global Setting. Cheltenham and Northampton, MA: Edward Elgar, 1–31, 2009.
  • [28] LUNDVALL, B.- A. User–Producer Relationships, National Systems of Innovation and Internationalization. London: Frances Pinter, 2010.
  • [29] MARCHELLI, Paulo Sérgio. “Origens históricas das políticas de formação de professores no Brasil (1823-1874)”. Teias v. 18, nº 51, p. 225-242, out./dez., 2017.
  • [30] MCTIC (MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES). Indicadores nacionais de ciência, tecnologia e inovação 2018. Brasília: MCTIC, 2018.
  • [31] MCTIC (MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES). Indicadores de Parques Tecnológicos. Fase 2. Estudo de Projetos de Alta Complexidade. Brasília: MCTIC, 2019.
  • [32] MDIC (MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS – MDIC). INPI (INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL). Categorização de patentes de Biotecnologia baseada na classificação internacional de patentes e análise do panorama de depósito de pedidos de patentes neste setor no Brasil. Brasília, DF, INPI, 2018.
  • [33] OLIVE, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. Em: Soares, Maria Susana Arrosa (org.). A educação superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, p. 31-42. 2002.
  • [34] OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais. A preservação de uma instituição educacional. Belo Horizonte, MG: Varia História, Vol. 23, nº 37, jan./jun.. 2007. p. 113-129.
  • [35] OLIVEIRA, Adriano de. Política científica no Brasil: análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPQ. Dissertação de Mestrado em Educação. Florianópolis, SC, UFSC, 2003.
  • [36] RAPINI, M. S.; CHIARINI, T. & BITTENCOURT, P. F. Innovation System and development in Latin America: University-Industry interactions in Brazil. In: Anais do XVIII Encontro Nacional de Economia Política, Belo Horizonte, 2013.
  • [37] RAPINI, M. S.; SUZIGAN, W.; FERNANDES, A. C. DE A.; DOMINGUES, E.; CARVALHO, S. S. M.; CHAVES, C. V. A contribuição das universidades e institutos de pesquisa para o Sistema de Inovação brasileiro 2009. Encontro Nacional de Economia Foz de Iguaçu, PR. 8 a 11 de Dezembro de 2009.
  • [38] REZENDE, Sérgio Machado. Momentos da Ciência e Tecnologia no Brasil: uma caminhada de 40 anos pela C&T. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2010.
  • [39] RIBEIRO, Maria das Graças. A educação superior norte-americana: gênese de um modelo. Hist. Educ. (on line). Porto Alegre, Vol. 20, nº 48, jan./abril, 2016, p. 7593.
  • [40] ROSENBER, N.; NELSON, R. R. American universities and technical advance in industry. Research Policy 23, 323-348, 1994.
  • [41] SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, V. 14, n. 42, set./dez., 2009.
  • [42] STN (SECRETARIA DE TESOURO NACIONAL). Aspectos fiscais da educação no Brasil. Disponível em: www.tesouro.gov.br. Acesso em 20 de outubro de 2019.
  • [43] SOARES, Maria Susana Arrosa (org.). A educação superior no Brasil. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, 2002.
  • [44] SUZIGAN, W.; ALBUQUERQUE, E. M. & CÁRIO, S. Interação Universidade-Empresas Em: Suzigan, Wilson; Albuquerque, Eduardo Da Motta; Cário, Sílvio Antonio Ferraz (Orgs.). Em busca da Inovação: Interação Universidade-Empresa no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica. p.31, 2011.
  • [45] SUZIGAN, W.; ALBUQUERQUE, E. M. E. A interação entre universidades e empresas em perspectiva histórica no Brasil. UFMG/CEDEPLAR, 2008 (Texto para discussão 329).
  • [46] TANNO, Cláudio Riyudi. Revisão Orçamentária 2019. Diagnóstico para educação: possibilidades e perspectivas. Câmara dos Deputados. Estudo Técnico nº 20/2018, outubro de 2018.
  • [47] VAIRÃO JUNIOR, N. S.; ALVES, F. J. dos S. Emenda constitucional 95 e seus efeitos. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), Rio de Janeiro, v. 22, n.2, p. 54 - p. 75, maio/ago., 2017.
  • [48] VIOTTI, E. B.; MACEDO, M. DE M. (Org.). Indicadores de Ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.
Como citar:

Diniz, Márcia Jucá Teixeira; Diniz, Marcelo Bentes; "Evolução Recente do Sistema de Educação Superior no Brasil: ascensão e queda entre 1992 e 2017", p. 2193-2214 . In: Anais do V Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Inovação, Sustentabilidade e Pandemia”. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/v-enei-777

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações