Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Evolução não linear dos produtos para preparo decafé: métodos de infusão

Nonlinear evolution of coffee products: brewing methods

Silva, André Carvalho Mol ; Lana, Sebastiana Luiza Bragança ; Almeida, Marcelina das Graças de ;

Artigo completo:

Este artigo destaca o café como produto relevante do mercado de consumo mundial, com destaqueprodutivo em Minas Gerais. A partir de levantamento bibliográfico, o objetivo desta comunicação éapresentar como os produtos usados no preparo do café coexistem ao longo do tempo, não seguindoum padrão de evolução linear no qual um produto novo substitui seu antecessor. No estudo de caso éapresentado o processo de infusão e seis diferentes métodos relacionados, cada um com dispositivosespecíficos de preparo, sendo um campo aberto para inovação através do design, ainda poucoexplorado no Brasil. Observa-se que no segmento analisado as inovações e invenções, em geral, nãoinutilizam os produtos antigos, pois as formas de se consumir o café são variadas de tal forma, quequalquer alteração nos processos ou pequenas mudanças nos produtos proporcionam novosresultados, e assim os novos produtos acabam se somando aos tradicionais, e não os substituindo.

Artigo completo:

This article presents coffee as a relevant product in the world consumer market, with ahighlighted production in Minas Gerais. Based on a bibliographic research, this work aims to presenthow the products used in the preparation of coffee coexist over time, not following a pattern of linearevolution in which a new product replaces its predecessor. In the case study, the infusion process andsix different related methods are presented, each with specific preparation devices, being an openfield for innovation through design, still poorly explored in Brazil. It is observed that in the analyzedsegment, innovations and inventions, in general, do not make old products useless, since the ways ofconsuming coffee are varied in such a way that any change in processes or small changes in productsprovide new results, and so the new products end up adding to the traditional ones, and not replacingthem.

Palavras-chave: Produtos; café; design; inovação,

Palavras-chave: Products, coffee, design, innovation,

DOI: 10.5151/cid2020-69

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Como citar:

Silva, André Carvalho Mol; Lana, Sebastiana Luiza Bragança; Almeida, Marcelina das Graças de; "Evolução não linear dos produtos para preparo decafé: métodos de infusão", p. 899-912 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-69

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