Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Evolução não linear dos produtos para preparo de café: métodos de infusão

Nonlinear evolution of coffee products: brewing methods

Silva, André Carvalho Mol; Lana, Sebastiana Luiza Bragança; Almeida, Marcelina das Graças de;

Artigo completo:

Este artigo destaca o café como produto relevante do mercado de consumo mundial, com destaque produtivo em Minas Gerais. A partir de levantamento bibliográfico, o objetivo desta comunicação é apresentar como os produtos usados no preparo do café coexistem ao longo do tempo, não seguindo um padrão de evolução linear no qual um produto novo substitui seu antecessor. No estudo de caso é apresentado o processo de infusão e seis diferentes métodos relacionados, cada um com dispositivos específicos de preparo, sendo um campo aberto para inovação através do design, ainda pouco explorado no Brasil. Observa-se que no segmento analisado as inovações e invenções, em geral, não inutilizam os produtos antigos, pois as formas de se consumir o café são variadas de tal forma, que qualquer alteração nos processos ou pequenas mudanças nos produtos proporcionam novos resultados, e assim os novos produtos acabam se somando aos tradicionais, e não os substituindo.

Artigo completo:

This article presents coffee as a relevant product in the world consumer market, with a highlighted production in Minas Gerais. Based on a bibliographic research, this work aims to present how the products used in the preparation of coffee coexist over time, not following a pattern of linear evolution in which a new product replaces its predecessor. In the case study, the infusion process and six different related methods are presented, each with specific preparation devices, being an open field for innovation through design, still poorly explored in Brazil. It is observed that in the analyzed segment, innovations and inventions, in general, do not make old products useless, since the ways of consuming coffee are varied in such a way that any change in processes or small changes in products provide new results, and so the new products end up adding to the traditional ones, and not replacing them.

Palavras-chave: Produtos; café; design; inovação,

Palavras-chave: Products, coffee, design, innovation,

DOI: 10.5151/cid2020-69

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Como citar:

Silva, André Carvalho Mol; Lana, Sebastiana Luiza Bragança; Almeida, Marcelina das Graças de; "Evolução não linear dos produtos para preparo de café: métodos de infusão", p. 899-912 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-69

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