Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

EVOLUÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA - ESTUDO DE CASO DA MATA DA BIOLOGIA

Santos, Larissa Carvalho ; Souza, Lívia Dal Sasso ; , ;

Artigo Completo:

As florestas em regeneração têm ocupado uma área cada vez maior do estado de Minas Gerais, em virtude das alterações que as florestas primárias sofreram. Objetivou-se realizar um estudo de caso acerca das condições fitossociológicas e edáficas da Mata da Biologia da Universidade Federal de Viçosa, para estabelecer uma correlação entre o passado da área e seu uso atual. Atualmente a mata se encontra como uma comunidade secundária, parcialmente protegida de cortes e extração de madeira. Apesar da recuperação ambiental desenvolvida, a fragmentação florestal gerou ilhas de vegetação, comprometendo a composição, a estrutura e a dinâmica da vegetação. Por se tratar de um fragmento da Mata Atlântica, apresenta potencial para realização de pesquisas, atividades educacionais e de extensão. Apesar de não existir um gestor responsável pelo seu monitoramento, inúmeros estudos são realizados na localidade, incluindo teses e dissertações sobre a fauna, flora, solo, e educação ambiental. A escassez dos recursos voltados para a manutenção da Mata evidencia a necessidade de um plano de recuperação da área, bem como um projeto de supervisão do local.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Educação ambiental, mata atlântica, recuperação de área degradada,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-040

Referências bibliográficas
  • [1] BRAGA, A. J. T.; BORGES, E. E. L.; MARTINS, S. V. Florística e estrutura da comunidade arbórea de uma Floresta Estacional Semidecidual Secundária em Viçosa, MG. Revista Árvore. v. 35, n.3, p.493-503, 201
  • [2] GOLFARI, L. Zoneamento ecológico do Estado de Minas para reflorestamento. Belo Horizonte: PRODEPEF/PNUD/FAO/IBDF/Bra-45, 1975. 65 p. (Série técnica, 3).
  • [3] PANIAGO, M. C. T. Evolução histórica e tendências de mudanças sócio-culturais na comunidade de Viçosa - MG. Viçosa-MG, UFV, 198 407 p. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) - Universidade Federal de Viçosa, 198
  • [4] MILAGRES, A. P. Avaliação de uma trilha interpretativa como instrumento de educação ambiental usando sauá (Callicebus personatus nigrifrons) como espécie símbolo para um programa de conservação no município de Viçosa, MG, 2000.
  • [5] PAULA, A. et al. Alterações florísticas ocorridas num período de quatorze anos na vegetação arbórea de uma floresta estacional semidecidual em Viçosa - MG. Revista Árvore, v. 26, n. 6, p. 743-749, 2002. Redação ambientebrasil, Corredor Biológico e Efeito de Borda. Disponível em: Acesso em 16 de setembro de 2016.
  • [6] RIBAS, R. F.; MEIRA NETO, J. A. A.; SILVA, A. F.; SOUZA, A. L. Composição florística de dois trechos em diferentes etapas serais de uma Floresta Estacional Semidecidual em Viçosa, MG. Revista Árvore. v. 27, n.6, p.821-830, 2003.
  • [7] SER - SOCIETY FOR ECOLOGICAL RESTORATION INTERNATIONAL, Grupo de Trabalho sobre Ciência e Política. Princípios da SER Internacional sobre Restauração Ecológica. Tradução de Griffith, J.J. et al. Tucson, 2004.
  • [8] VIANA, I. B. ; CASTELO BRANCO, A.L ; PINTO, K. S. ; SALGADO, L.B.A ; Hélio Paulo Pereira Filho . UTILIZAÇÃO DE ÁREAS VERDES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS., Londrina, 2011.
  • [9] VIANA, V. M. Biologia e manejo de fragmentos de florestas naturais. 1990, Anais, São
  • [10] Paulo. SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA, 1990. p. 113-118
Como citar:

Santos, Larissa Carvalho; Souza, Lívia Dal Sasso; , ; "EVOLUÇÃO DE UMA ÁREA DEGRADADA - ESTUDO DE CASO DA MATA DA BIOLOGIA", p. 398-406 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações