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EVOLUÇÕES DE ECUS FATEC USP

Mata, Valter Manuel Jardim da ; Laganá, Armando Antônio Maria ; Pereira, Bruno Silva ; Moscardini, Demerson ;

Artigo:

Atualmente, os motores a combustão interna são amplamente utilizados em carros de passeio, motocicletas, veículos de transporte e motores estacionários. Esses motores necessitam de uma unidade eletrônica de controle para efetuar o controle da mistura ar/combustível, e também outros parâmetros que são configurados eletronicamente. Esse trabalho constitui em mostrar o desenvolvimento e gerenciamento eletrônico de motores ciclo Otto a partir de 6 ECUs (Eletronic Control Unit) em programação dos micros controladores Freescale e Microchip PIC, ambos em base da linguagem C e Assembly, em conjunto da FATEC Santo André e USP. A evolução parte do Microchip PIC até o Freescale, sendo esse o que possui todas as evoluções. Esse conjunto possui circuitos eletrônicos com as funções de condicionar sinais de entrada de sensores dentro do motor. Os parâmetros de entrada são processados pelo gerenciamento eletrônico, assim calculando a massa de combustível e avanço de ignição em todos os regimes do motor. Por fim a maior evolução no Microchip PIC é a Flex ECU que já conta com a tecnologia flex-fuel e na Freescale a tecnologia de cruise control.

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DOI: 10.5151/simea2018-PAP78

Referências bibliográficas
  • [1] PEREIRA, BRUNO; Evolução de uma Unidade de Gerenciamento Eletrônico de um motor VW 2.0L e Desenvolvimento de Controle de Cruzeiro: Projeto Otto IV. Universidade de São Paulo, 2017. [2] ALVES, ELTON; JATO, FELIPE; HIROKI, GUSTAVO. Desenvolvimento de uma Unidade de Gerenciamento Eletrônico para Motor Volkswagen 6L. Fatec Santo André, 2016. [3] DIAS, Bruno; Kitani, Edson; Silva, Cynthia; Guedes, Marcos; Laganá, Armando; Soares, André; Pereira, Bruno. Projeto do Hardware de uma Unidade Eletrônica de Controle (ECU) para Gerenciamento de Motores à Combustão Interna. Congresso SAE internacional, 2011-36-0320. [4] Albaladejo, Felipe. Desenvolvimento de uma Unidade de Gerenciamento Eletrônico para Motores de Combustão Interna ciclo Otto. Universidade de São Paulo, 2013. [5] PEREIRA, BRUNO; Unidade de Gerenciamento Eletrônico de um Motor Volkswagen 2.0L. Congresso SAE internacional, 2014-36-0442. [6] MOSCARDINI, DEMERSON; MATA, VALTER; Unidade de Gerenciamento Eletrônico de motor ciclo Otto Microchip PIC Volkswagen 2.0L: Plataforma de desenvolvimento III. Fatec Santo André, 2014. [7] DIAS, BRUNO; Plataforma didática de injeção eletrônica para controle de motores a combustão interna. FATEC Santo André, 201 [8] DIAS, BRUNO; Unidade microcontroladora para gerenciamento eletrônico de um motor de combustão interna ciclo Otto. Universidade de São Paulo, 2015.
Como citar:

Mata, Valter Manuel Jardim da; Laganá, Armando Antônio Maria; Pereira, Bruno Silva; Moscardini, Demerson; "EVOLUÇÕES DE ECUS FATEC USP", p. 575-594 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP78

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