Resumo - Open Access.

Idioma principal

EVENTOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO DESENHO INDUSTRIAL

Brod Júnior, Marcos; Gomes, Luiz Vidal; Medeiros, Ligia;

Resumo:

Este artigo apresenta a experiência de ensino de História do Desenho Industrial no decorrer de três semestres e com quatro turmas de estudantes. Os procedimentos didáticos foram divididos com base no “Método de Projetos”, elaborado em 1918, por W. H. Kilpatrick. É intenção dessa metodologia de ensino fazer com que os estudantes “convertam-se em seres ativos que concebem, preparam e executam o próprio trabalho” (Piletti, 1991, p. 118). Foram atendidas 161 estudantes, sendo três turmas de quarto semestre e uma de primeiro semestre . Como resultados do trabalho destacamos (i) a oportunidade de enfatizar os fatores projetuais antropológicos, filosóficos e tecnológicos da disciplina; (ii) relacionar pesquisas teóricas em andamento à atividade projetual do designer desenhador; e (iii) experimentar em sala de aula novas didáticas que reordenem a educação projetual e o ensino de Desenho industrial.

Artigo selecionado para publicação na ESTUDOS EM DESIGN (https://www.eed.emnuvens.com.br/design/)  

Resumo:

Palavras-chave: História; Desenho Industrial; Educação Projetual.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0040

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
  • [2] FORTY, A. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac &Naify, 2007.
  • [3] GUIMARÃES, L. B. M. Design e Desenvolvimento de Produto : definições e conceitos, desenvolvimento de produto, design, modelos. Porto Alegre: FEENG/UFRGS, 2009.
  • [4] GUIMARÃES, L. B. M. Ergonomia de Produto – V2. Porto Alegre: FEENG/UFRGS, 2006.
  • [5] HESKETT, J. El diseñoenla vida cotidiana. Barcelona: Editorial G G, 200
  • [6] MEDEIROS, L. M. S.; GOMES, L. A. V. N. Ideias, ideais e ideações: para design/desenho industrial. Porto Alegre: Ed. UniRitter, 2010.
  • [7] MEGGS, P. B.; PURVIS, A. W. História do design gráfico. São Paulo: Cosac &Naify, 2009.
  • [8] PAPANEK, V. Disenar para el mundo real: ecologia humana y cambio social. Madrid: Blume, 1977.
  • [9] PEVSNER, N. Os pioneiros do desenho moderno. Rio de Janeiro: Editora Ulisseia, 1964 .
  • [10] PYE, D. The natureof design. NY: Reinhold Publishing Corporation, 1964.
  • [11] REDIG, J. Sobre desenho industrial (ou design) e desenho industrial no Brasil. Ed. Fac-simile Port o Alegre: Ed. UniRitter, 2005.
  • [12] RUSKIN, J. A economia política da arte. Rio de Janeiro: Record, 2004.
  • [13] SCHNEIDER, B. Design - uma introdução: o design no contexto social, cultural e econômico. São Paulo: Editora Blucher, 2010.
Como citar:

Brod Júnior, Marcos; Gomes, Luiz Vidal; Medeiros, Ligia; "EVENTOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE HISTÓRIA DO DESENHO INDUSTRIAL", p. 465-476 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0040

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações