Fevereiro 2024 vol. 2 num. 13 - Plural Design Digital

Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo sociocultural de mercado por meio de ferramentas do design

Sociocultural market study through design tools

Aguiar, Renata ; Santos, Adriane Shibata ; Morgenstern, Elenir ; Aguiar, Victor R. L. ;

Completo:

O presente artigo, que é uma ramificação de um trabalho de conclusão de curso do Mestrado em Design da Univille apresenta o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo identificar métodos e ferramentas do design para o estudo sociocultural, captação e análise de dados de mercado. O objetivo desta reflexão é mostrar de que forma o design contribui de maneira interdisciplinar para o marketing em relação a análise de mercado. Para tanto, utilizou-se o método Design Science Research, porém com foco apenas na etapa de compreensão do problema, na qual foram estudados os conceitos pertinentes ao tema discutido e foram identificados e estudados os métodos e ferramentas de design para estudo sociocultural e de mercado. Através deste estudo, foi possível concluir que o design vem para contribuir com o marketing de forma a trazer o público estudado para o centro do processo, além de proporcionar diversas ferramentas para captação e análise de dados do mercado e do público.

Completo:

This article, which is a branch of a dissertation for the Master’s in Design at Univille, presents the result of a research that aimed to identify design methods and tools for the sociocultural study, gathering and analysis of market data. The purpose of this reflection is to show how design contributes in an interdisciplinary way to marketing in relation to market analysis. For this purpose, the Design Science Research method was used, but with a focus only on the understanding stage of the problem, in which the concepts relevant to the topic discussed were studied and the design methods and tools for sociocultural and market studies were identified and studied. Through this study, it was possible to conclude that design contributes to marketing to bring the studied public to the center of the process, in addition to providing several tools for capturing and analyzing market and public data.

Palavras-chave: ferramentas de design; estudo sociocultural; estudo de mercado,

Palavras-chave: design tools; sociocultural study; market research,

DOI: 10.5151/pluraldesig2023-09

Referências bibliográficas
  • [1] AAKER, David A. Administração estratégica de Mercado. Porto Alegre: Bookman, 200
  • [2] AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design Thinking. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [3] DESIGN COUNCIL. Framework for Innovation: Design Council's evolved Double Diamond. 17 Mai. 2019. Disponível em: https://www.designcouncil.org.uk/our-work/skills-learning/tools-frameworks/framework-for-innovation-design-councils-evolved-double-diamond/. Acesso em: 29 abr. 202
  • [4] CATEORA, P.; GILLY, M.; GRAHAM, J. Marketing Internacional. 15 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.
  • [5] FORTY, Adrian. Objetos do Desejo - design e sociedade desde 1750. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2007.
  • [6] KOTLER, P; KELLER, K. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 200
  • [7] MOZOTA, B; KLÖPSCH, C; COSTA, F. Gestão do design. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [8] PAZMINO, Ana V. Como se Cria: 40 métodos para design de produtos. 5 ed. São Paulo: Editora Blucher, 2015.
  • [9] SANTOS, A. Seleção do Método de Pesquisa. Paraná: Insight, 2018.
  • [10] STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. Isto é design thinking de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
  • [11] STICKDORN, M.; HORMESS, M.; LAWRENCE, A.; SCHNEIDER, J. Isto é design de serviços da prática: como aplicar o design de serviços no mundo real. Porto Alegre: Bookman, 2020.
  • [12] VIANNA, M; VIANNA, Y; ADLER, I; LUCENA, B; RUSSO, B. Design thinking: inovação em negócios. 1 ed. Rio de Janeiro: MJV Press, 20
Como citar:

Aguiar, Renata; Santos, Adriane Shibata; Morgenstern, Elenir; Aguiar, Victor R. L.; "Estudo sociocultural de mercado por meio de ferramentas do design", p. 31-43 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/pluraldesig2023-09

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações