Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo sobre Design Sensorial para sinalização acessível no Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo

Study on Sensory Design for accessible signage in the Sensory Garden of the Câmara Cascudo Museum

Alencar, Estéfane Tatiane Melquíades de ; Bastos, Helena Rugai ;

Full Paper:

Esta pesquisa aborda como os sentidos podem ser usados em sinalização, relacionando o Design Sensorial com as abordagens do design de sinalização. A principal característica dos projetos sensoriais é possibilitar a inclusão pelo uso de elementos que provocam os outros sentidos, além da visão. Na pesquisa, os jardins sensoriais são compreendidos como lugares para o ensino não formal das ciências. O projeto proposto foi desenvolvido a partir do estudo sobre a temática principal – jardins sensoriais, acessibilidade e inclusão e abordagens – e levantamento e análises sobre abordagens metodológicas de design de sinalização, por meio do estudo de autores da área, sobretudo, Chris Calori (2015), Douglas D’Agostini (2017), David Gibson (2009), Eduardo Cardoso e Tânia Koltermann da Silva (2018). O método utilizado, adaptado em especial do processo sugerido por Chris Calori (2015), é constituído por etapas para criação de sistemas de sinalização. Outrossim, nas etapas metodológicas houve o estudo das características do espaço e desenvolvimento do projeto.

Full Paper:

This research addresses how the senses can be used in signage, relating Sensory Design with signage design approaches. The main characteristic of sensory projects is to enable inclusion through the use of elements that stimulate the other senses, in addition to vision. In research, sensory gardens are understood as places for non-formal science teaching. The proposed project was developed from the study of the main theme (sensory gardens, accessibility, inclusion and approaches), a survey and analysis of methodological approaches to sensory design, through the study of authors in the area, especially Chris Calori (2015 ), Douglas D'Agostini (2017), David Gibson (2009), Eduardo Cardoso and Tânia Koltermann da Silva (2018). The method used, adapted in particular from the process suggested by Chris Calori (2015), consists of steps to create signaling systems. Furthermore, in the methodological stages, there is a study of the characteristics of the space and development of the project.

Palavras-chave: Sinalização inclusiva; jardim sensorial; Design Sensorial; acessibilidade; metodologia Calori,

Palavras-chave: Inclusive signage; sensory garden; Sensory Design; accessibility; Calori methodology,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-025-355764-CIDI-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. (2020). NBR 9050: Acessibilidade a
  • [2] edificações, mobiliário, e espaços urbanos. Rio de Janeiro.
  • [3] Balode, L. (2013). The design guidelines for therapeutic Sensory Gardens. Proceedings of the
  • [4] Annual International Scientific Conference, Jelgava, Latvia, 19.
  • [5] Braida, F., & Nojima, V. L. (2011, março). Design para os sentidos e o insólito mundo da
  • [6] sinestesia. Revista Insólito, mitos, lendas, crenças.
  • [7] Calori, C. (2015). Signage and Wayfinding Design. (2. ed.). John Wiley & Sons, Inc.
  • [8] Cardoso, E., & Silva, T. (2018). Diretrizes para o desenvolvimento de recursos táteis e sonoros
  • [9] em museus. Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design,
  • [10] Joinville, SC, Brasil, 13.
  • [11] Colaço, B. (2015). Mobilidade Invisual: Wayfinding em espaços públicos interiores.
  • [12] (Dissertação de Mestrado). Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • [13] Constantino, N. (2010). Jardins educativos e terapêuticos como fatores de qualidade de vida
  • [14] urbana. Congresso Luso-brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado,
  • [15] Sustentável, Faro, Portugal, 4.
  • [16] D’Agostini, D. (2017). Design de Sinalização. (1. ed.). Blucher.
  • [17] Domingues, A. (2014). A Propedêutica da Leitura e da Escrita na Criança Cega. (Dissertação
  • [18] de Mestrado). Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, Portugal.
  • [19] Gibson, D. (2009). The Wayfinding Handbook: Information Design for Public Spaces. Princeton
  • [20] Architectural Press.
  • [21] Hussein, H., Abidin, N., Omar, Z. (2016, may./jun.). Sensory Gardens: a multidisciplinary effort.
  • [22] Asian Journal of Behavioural Studies, 31-40.
  • [23] Lupton, E. (org.). (2013). Intuição, ação, criação: graphic design thinking. Editora G. Gili.
  • [24] Lupton, E. (2020). Pensar com tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes.
  • [25] Editora G. Gili.
  • [26] Lupton, E. & Lipps, A. (2018). The Senses: Design beyond vision. Princeton Architectural Press.
  • [27] Pallasmaa, J. (2012). Os olhos da pele: A arquitetura e os sentidos. Bookman, 2012.
  • [28] Quercia, D., Schifanella, R., Aiello, L., McLean, K. (2015). Smelly maps: The digital life of urban
  • [29] smellscapes. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media.
  • [30] Oxford, England, 9.
  • [31] Ramos, F., Linardi, A., Garotti, F., Damiani, V. (2016). Design e educação para acessibilidade:
  • [32] mapa multisensorial para deficientes visuais. Anais do Congresso Brasileiro de Pesquisa e
  • [33] Conhecimento em Design, Belo Horizonte, MG, Brasil, 12.
  • [34] Silvério, P. (2017). Jardim Sensorial da UFJF, um espaço de terapia e conscientização.
  • [35] (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Brasil.
  • [36] Society for Environment Graphic Design – SEGD. (2012, outubro). SEGD 2012 ADA White
  • [37] Paper Update - Signage Requirements in the 2010 Standards for Accessible Design.
  • [38] Story, M. Mueller, J., Mace, R. (1998). The universal design file: Designing for people of all the ages and abilities. North Carolina State University, The Center for Universal Design."
Como citar:

Alencar, Estéfane Tatiane Melquíades de ; Bastos, Helena Rugai ; "Estudo sobre Design Sensorial para sinalização acessível no Jardim Sensorial do Museu Câmara Cascudo", p. 329-344 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-025-355764-CIDI-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações