Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO MOODLE

HAUK, D. B ; MAIA, R. F ; RAMOS, M. J. M ; , ;

Pôster:

O papel do docente é fundamental para unir novas tecnologias e o uso em atividades de ensino, de tal sorte a criar um ambiente para um aprendizado mais eficiente e duradouro, e que atenda também as expectativas dos discentes. Tendo em vista a gama de softwares disponíveis para diversos fins e que podem ser utilizados ou adaptados para o ensino, torna-se relevante avaliar como se apropriar de cada aplicação para se atingir objetivos educacionais, e avaliar se a aplicação contribuiu para o aprendizado, seja porque ofereceu mecanismos para auxiliar na transmissão do conteúdo por diversas formas e meios, permitindo ao professor trabalhar no seu tempo, em sala de aula com os estudantes, ou por outras razões que poderiam ser identificadas. Este trabalho utilizou um método misto baseado em aulas expositivas e aplicação do aprendizado baseado em problemas, na mesma aula, o uso de tecnologias de informação e comunicação e simuladores para auxiliar estas aulas, disponibilizados no Moodle. A aplicação deste método nas aulas de química tecnológica do curso de Engenharia Mecânica do noturno e na disciplina de redes de computadores do curso de Ciência da Computação, mostrouse promissor, assim como, a utilização da taxonomia revisada de Bloom para avaliar o nível de aprendizado dos alunos no final de cada aula.

Pôster:

Palavras-chave: TECNOLOGIAS,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.1053

Referências bibliográficas
  • [1] BLOOM, B. S., HASTINGS, J. T., & MADAUS, G. F. (1956). Handbook on formative and
  • [2] summative evaluation of student learning. New York: McGaw-Hill.
  • [3] BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o
  • [4] século XXI. Penso editora, 201
  • [5] GRABINGER, R. Scott; DUNLAP, Joanna C. Rich environments for active learning: A
  • [6] definition. Research in learning Technology, v. 3, n. 2, 1995.
  • [7] VIVA, Vinícius. Compilação e estudo sobre o uso de Tecnologias de Informação e
  • [8] Comunicação em sala de aula. Centro Universitário FEI, 2016. Disponível em:
  • [9] http://moodle.fei.edu.br/moodle/course/view.php?id=44 Acessado em 21 de dezembro de
  • [10] 2016
Como citar:

HAUK, D. B; MAIA, R. F; RAMOS, M. J. M; , ; "ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO UTILIZANDO APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO MOODLE", p. 3985-3989 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.1053

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações