Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo retrospectivo de rastreamento préoperatoria mandatória de SARS- CoV-2 na população pediátrica. Será hora de parar de testar nossos pacientes?

Estudo retrospectivo de rastreamento préoperatoria mandatória de SARS- CoV-2 na população pediátrica. Será hora de parar de testar nossos pacientes?

Souza, Cezar Daniel Snak de ; Saruhashi, Tatiana ; Lima, Mariana Fontes Neville ; Oliveira Junior, Francisco Ivanildo de ; Cumino, Debora de Oliveira ;

Pôster:

Justificativa

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) alterou a rotina de pacientes, profissionais e serviços de saúde em todo o mundo levando ao adiamento ou suspensão de muitos procedimentos cirúrgicos. Muitos serviços implementaram protocolos de triagem sistemática pré-operatória para SARS-CoV-2. No entanto, segue incerta a eficácia da triagem sistemática de pacientes assintomáticos para SARS-CoV-2 quando comparada com outras medidas de mitigação como o uso de máscaras e o distanciamento social.

 

Objetivo(s)

Descrever a experiência de dois anos de um hospital pediátrico na triagem sistemática pré-operatória para SARS-CoV-2 e comparamos a taxa de positividade mensal reportada pelo serviço em relação a taxa de positividade mensal regional do Estado de São Paulo


Método(s)

Os dados dos prontuários foram extraídos e tabulados para, em seguida, serem comparados com os dados de acesso livre pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo. Variáveis contínuas foram expresas como valores de medida central e dispersão enquanto que variáveis categóricas como número absoluto e porcentagem. O teste t foi utilizado para comparar a média da taxa de positividade entre grupos.

 

Resultado(s)

No período de Abril de 2020 a Fevereiro de 2022 (N= 7199) houveram 187(2.56%) RT- PCR positivos para COVID-19 dos quais 62.1% assintomáticos. Os sintomas mais comuns foram coriza(10.7%), febre(10%) e diarréia(8.7%). Dois pacientes faleceram em decorrência de sintomas relacionados a COVID-19.

 

Conclusão(ões)


Mais estudos são necessários para determinar o verdadeiro impacto da testagem pré- operatória de RT-PCR para SARS-CoV-2 em pacientes assintomáticos na mitigação da transmissão viral intra-hospitalar e na morbidade cirúrgica.

Pôster:

Justificativa

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) alterou a rotina de pacientes, profissionais e serviços de saúde em todo o mundo levando ao adiamento ou suspensão de muitos procedimentos cirúrgicos. Muitos serviços implementaram protocolos de triagem sistemática pré-operatória para SARS-CoV-2. No entanto, segue incerta a eficácia da triagem sistemática de pacientes assintomáticos para SARS-CoV-2 quando comparada com outras medidas de mitigação como o uso de máscaras e o distanciamento social.

 

Objetivo(s)

Descrever a experiência de dois anos de um hospital pediátrico na triagem sistemática pré-operatória para SARS-CoV-2 e comparamos a taxa de positividade mensal reportada pelo serviço em relação a taxa de positividade mensal regional do Estado de São Paulo


Método(s)

Os dados dos prontuários foram extraídos e tabulados para, em seguida, serem comparados com os dados de acesso livre pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo. Variáveis contínuas foram expresas como valores de medida central e dispersão enquanto que variáveis categóricas como número absoluto e porcentagem. O teste t foi utilizado para comparar a média da taxa de positividade entre grupos.

 

Resultado(s)

No período de Abril de 2020 a Fevereiro de 2022 (N= 7199) houveram 187(2.56%) RT- PCR positivos para COVID-19 dos quais 62.1% assintomáticos. Os sintomas mais comuns foram coriza(10.7%), febre(10%) e diarréia(8.7%). Dois pacientes faleceram em decorrência de sintomas relacionados a COVID-19.

 

Conclusão(ões)

Mais estudos são necessários para determinar o verdadeiro impacto da testagem pré- operatória de RT-PCR para SARS-CoV-2 em pacientes assintomáticos na mitigação da transmissão viral intra-hospitalar e na morbidade cirúrgica.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1316

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Souza, Cezar Daniel Snak de; Saruhashi, Tatiana; Lima, Mariana Fontes Neville; Oliveira Junior, Francisco Ivanildo de; Cumino, Debora de Oliveira; "Estudo retrospectivo de rastreamento préoperatoria mandatória de SARS- CoV-2 na população pediátrica. Será hora de parar de testar nossos pacientes?", p. 39-40 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1316

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações