Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO PRELIMINAR DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA COMUNIDADE PARQUE VITÓRIA, AO ENTORNO DA MICROBACIA DO IGARAPÉ MATA FOME, PRATINHA II, NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA.

Cruz, Rosa Helena Ribeiro ; Brito, Fábio Sérgio Lima ; Rosário, Karla Karoline Leite do ; Morais, Mateus Souza ; Campos, Wilian Victor da Silva ;

Artigo Completo:

O trabalho consiste em um estudo preliminar dos impactos socioambientais da comunidade Parque Vitória, Pratinha II, em torno da Bacia Hidrográfica do Igarapé Mata Fome (BHIMF) no bairro do Tapanã, Belém - PA. Como objetivos específicos: avaliar a geração de lixo ao entorno do igarapé, identificar o assoreamento do igarapé, avaliar a falta de saneamento básico na comunidade. Para este estudo foi selecionada a região da bacia hidrográfica do Mata Fome, localizado no parque vitória, Pratinha II pois vem sofrendo uma grande transformação desde a década de 80 após a região em seu entorno ter sido ocupada de forma desordenada por dezenas de famílias vindas de outras áreas de Belém. A área de estudo será na Pratinha II, mais precisamente nas comunidades parque vitória e Parque Verde, bairro do Tapanã, dados estes do período de agosto e outubro 2015. A metodologia a ser aplicada será a observativa participativa, onde o pesquisador analisa a realidade social que o rodeia. Como resultados esperados deste estudo acredita-se que podemos contribuir para o despertar das comunidades para as principais formas de transformações socioambientais em suas áreas, alavancando assim com a melhoria da vida urbana em suas comunidades.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Mata Fome, Impactos Socioambientais, Saneamento,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-044

Referências bibliográficas
  • [1] BRITO, F.; PINHO, B. A. T. D. A dinâmica do processo de urbanização no Brasil, 1940-2010. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 13., 2012, Águas de Lindóia, São Paulo.
  • [2] CRAVEIRO. G. S. Um Sistema de Informação geográfica (SIG) como instrumento de gestão dos recursos Hídricos da Bacia do Mata fome – PA. Belém. 2007. Universidade Federal do Pará. Centro de Geociências, 124p. Trabalho de Conclusão decurso - TCC. (Graduação em Geologia). 2007. GASPAR, M. T. P, Avaliação dos Impactos da Ocupação sobre as Águas da Bacia Hidrográfica do Igarapé Mata Fome. 2001. Belém, PARÁ, CPGG, Centro de Geociências, UFPA. 112p. (Dissertação de Mestrado).
  • [3] DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. A situação do trabalho no Brasil na primeira década dos anos 2000. São Paulo: Dieese, 2012.
  • [4] GUERRA, G. A. D.; CASTRO, E. M. R.; PROST, C.. Cidadania e Meio Ambiente: considerações sobre o exercício da cidadania e os problemas sócio ambientais do Igarapé Mata Fome em Belém, Pará.. Monografia – Universidade Federal do Pará, 2000.
  • [5] IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
  • [6] JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, n. 118, p. 189-205, mar. 2003.
  • [7] SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
  • [8] SOBRINHO, N. A reciclagem de resíduos sólidos e a questão tributária no Distrito Federal. 2009, 222 p. Dissertação de mestrado. Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília.
Como citar:

Cruz, Rosa Helena Ribeiro; Brito, Fábio Sérgio Lima; Rosário, Karla Karoline Leite do; Morais, Mateus Souza; Campos, Wilian Victor da Silva; "ESTUDO PRELIMINAR DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NA COMUNIDADE PARQUE VITÓRIA, AO ENTORNO DA MICROBACIA DO IGARAPÉ MATA FOME, PRATINHA II, NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA.", p. 434-443 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-044

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações