Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO PRELIMINAR DA POTABILIDADE DA ÁGUA, PARA O CONSUMO, DA REDE DE ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM

CASTRO, Edgar Henrique de ; SILVA, Jhonata Lemos da ; FORMIGA, Judson Oliveira ;

Artigo:

A água considerada potável deve ser inofensiva para saúde humana, agradável aos sentidos e adequada aos usos domésticos. A rede de abastecimento de água é um dos elementos preponderantes do saneamento básico por estar diretamente relacionado com a saúde de quem consome. Desta forma este trabalho tem como objetivo a realização de estudo preliminar da potabilidade da água, para o consumo, da rede de abastecimento do município de Humaitá-AM. A pesquisa foi desenvolvida pelo programa institucional para concessão de bolsas de incentivo à iniciação científica (PIBIC-Jr) e apresenta dados parciais que remete a situação estrutural do abastecimento de água do município de Humaitá-AM, bem como o patamar que se encontra a qualidade oferecida para toda população humaitaense. Sabendo da importância do abastecimento para saúde humana, os ensaios laboratoriais, das amostras coletadas na área urbana, de caráter Físico-químico e Microbiológico legitimaram algumas expectativas e ajudaram a sanar as dúvidas existentes a respeito do assunto pesquisado.

Artigo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação- referências-elaboração: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. BRASIL. FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Manual prático de análise de água. 1ª . ed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2004. COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CETESB. Guia de Coleta e Preservação de Amostras de Água. São Paulo: CEtESB, 1988. COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO - CETESB. Guia nacional de coleta e preservação de amostras: água, sedimento, comunidades aquáticas e efuentes líquidos / Companhia Ambiental do Estado de São Paulo; São Paulo: CETESB; Brasília: ANA, 2011. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002. ________. Metodologia do Ensino Superior. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2005. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Cidades. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=130170&search=amazonas|humaita> Acesso em: 01 maio 2016. MEDEIROS FILHO. Abastecimento de água. Disponível em:< http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Abastece.pdf>. Data de acesso. 02 de maio 2016. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. OMS: Para cada dólar investido em água e saneamento, economiza-se 4,3 dólares em saúde global. Disponível em:< https://nacoesunidas.org/oms-para-cada-dolar-investido-em-agua-e-saneamento-economiza-se-43-dolares-em-saude-global >. Data de acesso: 02 de maio 2016. MINISTÉRIO DE ESTADO DA SAÚDE. Brasil. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. Portaria Nº 2.914, DE 12 de dezembro de 2011.

Palavras-chave: Microbiológicos, Qualidade, Saneamento, Saúde,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-gap-007-4985

Referências bibliográficas
Como citar:

CASTRO, Edgar Henrique de; SILVA, Jhonata Lemos da; FORMIGA, Judson Oliveira; "ESTUDO PRELIMINAR DA POTABILIDADE DA ÁGUA, PARA O CONSUMO, DA REDE DE ABASTECIMENTO DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM", p. 115-122 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-gap-007-4985

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações