Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO NUMÉRICO AERODINÂMICO DA APLICAÇÃO DE GURNEY FLAP EM UMA ASA TRASEIRA DE UM CARRO DE CORRIDA

Padilha, Bruno Ricardo Massucatto ; Plattau, Gustavo Felipe ;

Artigo:

Gurney Flaps são geometrias de controle de fluxo passivas, aplicadas em superfícies de sustentação, posicionadas no bordo de fuga e sobre a face de alta pressão da superfície. Estes dispositivos promovem a geração de vórtices, que acrescentam diferença de pressão entre as superfícies superiores e inferiores de uma asa qualquer e, consequentemente, geram maior sustentação. Sua simples geometria permite uma ampla gama de utilização, tanto no âmbito aeronáutico quanto Motorsport. Curiosamente, algumas categorias de Turismo não fazem uso de Gurney Flap em seus veículos. Para demonstrar os resultados da aplicação de tal geometria, propõe-se o estudo numérico de uma asa hipotética, dividido em três etapas: estudo do comportamento bidimensional do perfil hiper-sustentador; modelagem tridimensional da asa por meio da ferramenta Autodesk Inventor; e por fim, simulação do escoamento sobre a asa utilizando o software Autodesk CFD, esta subdivida em 2 fases: asa na condição de máximo ângulo de ataque, sem a aplicação do Gurney Flap e na sequência, com mesmo ângulo de ataque, utilizando diversas configurações de tamanhos de Gurney Flap, variando-os em razão da corda, na ordem de 1 a 4% do valor da mesma. Como resultado, avalia-se a sustentação, arrasto e os coeficientes de sustentação e arrasto, além da relação CL/CD, no intuito de identificar a asa mais eficiente.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/simea2018-PAP79

Referências bibliográficas
  • [1] BREDERODE, V. d. Aerodinâmica Incompressível: Fundamentos. Lisboa-Portugal: Press, 2014. [2] CONTESINI, L. O herói americano: Por que você precisa conhecer o legado de Dan Gurney. Disponível em https://www.flatout.com.br/o-heroi-americano-por-que-voce-precisa-conhecer-o-legado-de-dan-gurney/. Acesso em: 15/04/2018. [3] GIAFONNE, J. P. Ficha Técnica-provisoria G-12 2017. Disponível em: www.jlind.com.br/assets/public/.../pdf/ficha-tecnica-provisoria-g-12-2017-rev-05.pdf. Acesso em: 20/04/2018. [4] KARTHIKEYAN, N.; SUDHAKAR, S.; SURIYANARAYANAN, P. Experimental studies on the effect of leading edge tubercles on laminar separation bubble. Proceedings of the 52nd AIAA Aerospace Science Meeting, National Harbor, Maryland: AIAA Paper 2014-1279, 2014. [5] KATZ, J. Race Car Aerodynamics. Cambridge MA: Bentley Publishers, 2006. [6] MAZI, R., & PADILHA, B. R. (2015). A Utilização de Ferramentas Autodesk para Projetos de Biomimética na Engenharia Aeronáutica. Autodesk University Brasil . São Paulo – 2015. [7] ROSKAM. JAN, Airplane aerodynamics and performance, DARcorporation, University of Kansas, 1997. [8] ROSTAMZADEH, N.; HANSEN, K. L; KELSO, R. M.; Dally, B. B. The formation mechanism and impact of streamwise vortices on NACA 0021 airfoil's performance with undulating leading edge modification. Physics of fluids, v. 26, n. 107101, 2014. [9] UIUC Airfoil Data Site - UIUC Applied Aerodynamics Group. Chuch Hollinger CH 10-48-13 high lift low Reynolds number airfoil. Disponível em: http://m-selig.ae.illinois. edu/ads/coord_database.html. Acesso em: 03/05/2018.
Como citar:

Padilha, Bruno Ricardo Massucatto; Plattau, Gustavo Felipe; "ESTUDO NUMÉRICO AERODINÂMICO DA APLICAÇÃO DE GURNEY FLAP EM UMA ASA TRASEIRA DE UM CARRO DE CORRIDA", p. 595-608 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2018-PAP79

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações