Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO FLUIDODINÂMICO DA MISTURA DE BAGAÇO DE MALTE E AREIA EM LEITO DE JORRO CÔNICO

ALMEIDA, N. P. ; SANTOS, K. G. ; VIEIRA NETO, J. L. ; SILVÉRIO, B. C. ; PIMENTEL, F. S. ;

Pôster:

A pirólise em leito de jorro é uma tecnologia promissora para geração deenergia renovável por meio de biomassa, porém, o emprego desse tipo de material puroprejudica a estabilidade fluidodinâmica do equipamento, dificultando sua utilizaçãocomo reator de pirólise. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise docomportamento fluidodinâmico da mistura de bagaço de malte e areia, avaliando comoaltura de leito estático e fração mássica de biomassa influenciam na condição demínimo jorro e crítica, com o intuito de contribuir para a aplicação do leito de jorrocomo reator de pirólise. Comprovou-se que os leitos com maiores alturas e menoresfrações de biomassa apresentam um maior peso total de partículas, resultando emmaiores valores de queda de pressão e vazão de ar para manter o regime de jorro.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0793

Referências bibliográficas
  • [1] BARCELOS, K. M. Análise do potencial do leito de jorro como reator para pirólise da casca de coco: estudo experimental e simulação via CFD. 2016. Dissertação (Mestrado em Energia) - Programa De Pós-Graduação Em Energia, Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. SANTOS, K. G. Aspectos fundamentais da pirólise de biomassa em leito de jorro: fluidodinâmica e cinética do processo. 201 Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 201 SANTOS, K. G.; CAMPOS, A. V. P.; FERREIRA, L. V.; SANTANA, R. C.; BARROZO, M. A. S. Fluid Dynamics of a Sand-Biomass Mixture in a Spouted-Bed Reactor for Fast Pyrolysis. Chemical Engineering & Technology, 36, 2148-2154, 2013. XAVIER, T. P. Contribuições para a pirólise da casca de macadâmia em leito de jorro cônico. Tese (Doutorado em Engenharia Química) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016.
Como citar:

ALMEIDA, N. P.; SANTOS, K. G.; VIEIRA NETO, J. L.; SILVÉRIO, B. C.; PIMENTEL, F. S.; "ESTUDO FLUIDODINÂMICO DA MISTURA DE BAGAÇO DE MALTE E AREIA EM LEITO DE JORRO CÔNICO", p. 2993-2996 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0793

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações