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Estudo exploratório da contribuição da visualização de dados para o pensamento visual e para o ensino do design da informação

Exploratory study on the contribution of data visualization to visual thinking and to the teaching of information design

Chacon, Sandra ; Miranda, Eva Rolim ; Coutinho, Solange ;

CIDI:

Este artigo originou-se durante a disciplina de Design da Informação e Visualização de Dados para Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco e tem como objetivos discutir sobre a compreensão de visualizações de dados qualitativos e verificar a contribuição da visualização como instrumento que auxilie na construção do pensamento visual e no ensino do design da informação. Optou-se por executar este estudo exploratório com duas turmas do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas em uma Escola Técnica Estadual do Estado de Pernambuco, pela percepção diária, como docente, da dificuldade por parte dos discentes de assimilarem conceitos básicos de design e design da informação devido a pouca familiaridade com a área. Tendo sido realizado em três etapas: coleta de dados qualitativos, da visão dos estudantes, sobre design e design da informação; conversão desses dados em cinco tipos de visualizações; e, por fim, teste com os estudantes que avaliaram o nível de compreensão dessas visualizações. Como resultado, além das escolhas pelas visualizações em nuvem de palavras, percebemos que a experiência contribuiu para a reflexão sobre o pensamento visual, como também sobre o conceito e a práxis do Design da Informação. Espera-se que este estudo colabore para ampliar as discussões acerca de novas práticas e instrumentos que incrementem o ensino do design da informação.

CIDI:

This paper originated during the disciplines of Information Design and Data Visualization for research on the Postgraduate Program in Design at the Universidade Federal de Pernambuco. It has aimed to discuss the understanding of qualitative data visualizations and to investigate the contribution of data visualization as an instrument that helps to construct visual thinking and the teaching of information design. This exploratory study was conducted with two groups on Systems Development at a State Technical School in the State of Pernambuco, due to the daily perception, as a teacher, of the difficulty on the part of the students to assimilate basic concepts of design and information design due to lack of familiarity with the area. This study was undertaken in three stages: the collection of qualitative data, from the students' view point, on design and information design; the conversion of these data into five types of visualizations and, finally, testing with students who assessed the level of understanding of these visualizations. As a result, in addition to the choices for word cloud visualizations, we realized that the experience contributed to the reflection on visual thinking, as well as on the concept and practice of Information Design. It is hoped that this study will collaborate to broaden the discussions about new practices and instruments that enhance the teaching of information design.

Palavras-chave: visualização de dados, design da informação, educação, pensamento visual,

Palavras-chave: data visualization, information design, education, visual thinking,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-102_650390

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Como citar:

Chacon, Sandra; Miranda, Eva Rolim; Coutinho, Solange; "Estudo exploratório da contribuição da visualização de dados para o pensamento visual e para o ensino do design da informação", p. 1542-1559 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-102_650390

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