Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE ADIMENSIONAL PARA ANÁLISE DE DADOS DE EVAPORAÇÃO DA ÁGUA UTILIZANDO ENERGIA SOLAR

DAVID, G. R. ; SILVA, J. P. S. ; VIEIRA, L.G. M. ;

Artigo:

A água é um elemento fundamental à vida. Todavia, nem sempre esse recurso natural encontra-se em condições físico-químicas disponíveis e apropriadas parao consumo humano, principalmente naqueles casos em que a concentração de sais prejudica sua potabilidade. A separação destes sais pode ser realizada por processos evaporativos que requerem uma fonte de calor. A energia solar pode ser perfeitamente utilizada por se tratar de um agente térmico limpo, disponível e renovável. Após a realização de ensaios e coleta de dados experimentais, deparou-se com um problema de como analisar e relacionar os diversos fatores que influenciam o processo de purificação da água, como área de calha disponível à coleta solar, localidade de capitação da energia, concentração de sais dissolvidos, radiação media diária, produção diária de água potável e, além disso, tem-se a influência do efeito coligativo. A solução foi a elaboração de um número adimensional, utilizando a metodologia do teorema π- Buckingham, o qual relaciona esses fatores e fornece um resultado coerente e de fácil interpretação e análise.

Artigo:

Palavras-chave: energia renovável, Teorema π-Buckingham, efeito coligativo.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-025

Referências bibliográficas
  • [1] BARRETO, J. A., Comparação de Eficiência de Evaporadores de Urina e Estudo da Variação das Propriedades da Urina Durante o Ciclo.
  • [2] BIRD, R. B., STEWART, W.E., LIGHTFOOT, E.N., Transport Phenomena, 2004.
  • [3] BRASIL, Resolução CONAMA n°357, de 17 de março de 2005. Classificação de águas, doces, salobras e salinas do Território Nacional. Publicado no D.O.U.
  • [4] CRAVO, J. G.; CARDOSO, H. E. Projeto de dessalinização de solos e água. Nota Técnica n°1 Brasília/DF: SRH/MMA, 1996.
  • [5] Desinfecção solar da água: Guia de Aplicações do Sodis, Instituto Federal Suíço de Ciência e TecnologiaAquática, 2002, Disponívelem: http://www.sodis.ch/methode/anwendung/ausbildungsmaterial/dokumente_material/manual_p.pdf, Acesso: 16/11/2013.
  • [6] SOARES, C. Tratamento de Água Uni Familiar Através de Destilação Solar Natural Utilizando Água Salgada, Salobra e Doce Contaminada. Dissertação (Mestrado em Engenharia Sanitária eAmbiental) – Curso de Pós-graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2004.
  • [7] WHO/ UNICEF/ WSSCC (2000): Global Water Supply and Sanitation Assessment 2000 Report.
Como citar:

DAVID, G. R.; SILVA, J. P. S.; VIEIRA, L.G. M.; "ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE ADIMENSIONAL PARA ANÁLISE DE DADOS DE EVAPORAÇÃO DA ÁGUA UTILIZANDO ENERGIA SOLAR", p. 390-395 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-02-ft-025

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações