Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO E COMPARAÇÃO ENTRE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM FIBRAS NATURAIS, FIBRAS DE VIDRO E HÍBRIDOS

ESTUDO E COMPARAÇÃO ENTRE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM FIBRAS NATURAIS, FIBRAS DE VIDRO E HÍBRIDOS

NASCIMENTO, GABRIEL MELO ; FUJIYAMA, ROBERTO TETSUO ; SILVA, SAMUEL DE CASTRO ; DIAS, RODRIGO DA SILVA MAGALHãES ; GOMES, IGOR DOS SANTOS ; , ;

Artigo:

O Grupo de projeto de pesquisa em materiais compósitos da Faculdade de Engenharia Mecânica vem desenvolvendo ao longo do tempo inúmeras pesquisas envolvendo o uso de fibras naturais na fabricação de materiais compósitos. Entre essas fibras naturais tem-se a juta, sisal e curauá. Essas fibras já foram estudadas na forma particulada envolvendo os comprimentos de 5,0 mm; 10,0 mm e 15,0mm. O uso de fibras naturais vem ganhando espaço devido a fatores diversos onde se destaca principalmente o baixo custo, reciclabilidade e a sustentabilidade envolvida nos materiais e nos processos de fabricação. Nesta pesquisa pretende-se desenvolver pesquisa com materiais compósitos de matriz poliéster e fibras contínuas e alinhadas. Foram usadas fibras vegetais de algodão e fibras de vidro para avaliar o desempenho comparativo das fibras naturais. A caraterização mecânica dos compósitos fez-se através de ensaio de tração uniaxial. Os ensaios mecânicos foram realizados segundo procedimentos da norma ASTM D3039. Após o ensaio de tração, foram avaliadas as estruturas da região de fratura.

Artigo:

Palavras-chave: COMPóSITOS NATURAIS, CARACTERIZAçãO MECÂNICA, HIBRIDIZAçãO,

Palavras-chave: NATURAL COMPOSITES, MECHANICAL CHARACTERIZATION, HIBRIDIZATION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN50

Referências bibliográficas
Como citar:

NASCIMENTO, GABRIEL MELO; FUJIYAMA, ROBERTO TETSUO; SILVA, SAMUEL DE CASTRO; DIAS, RODRIGO DA SILVA MAGALHãES; GOMES, IGOR DOS SANTOS; , ; "ESTUDO E COMPARAÇÃO ENTRE COMPÓSITOS REFORÇADOS COM FIBRAS NATURAIS, FIBRAS DE VIDRO E HÍBRIDOS", p. 1057-1063 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN50

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações