Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA HÍBRIDO MEMBANA-RESINA TROCADORA DE ÍONS PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA COM BAIXA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA

QUEIROZ, F. J. ; MARQUES, F. A. R. ; BEZERRA, J. U. L. ; ALVES, R. V. ; FRANÇA, K. B. ;

Artigo Completo:

Para atender tanto a demanda para consumo humano como industrial, o processo de osmose inversa vem sendo bastante utilizado ao longo das últimas décadas. A utilização de resinas de troca iônica, aniônica e catiônica, é empregada visando obtenção de água com baixa condutividade elétrica. Com isso, o objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho de um protótipo de laboratório constituído por seis elementos de membrana de osmose inversa e dois leitos mistos de resina trocadora de íons, para produção de água com baixa condutividade elétrica. A avaliação foi realizada em termos de parâmetros físico-químicos da água de alimentação, assim como após passagem pelo sistema de membranas, e por cada uma das colunas de resina de troca iônica utilizadas. Foi possível obter água com baixa condutividade elétrica, o que confirma o potencial do sistema para aplicação em processos que requerem água ultrapura.

Artigo Completo:

Palavras-chave: troca iônica,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-484

Referências bibliográficas
  • [1] AMJAD, Z. Reverse Osmosis: Membrane Technology. Water Chemistry & Industrial Aplications. Van Nostrand Reinhold: New York. 1993.
  • [2] FERREIRA, W. B.; GURJÃO, K. O.; MONTEIRO, G. S.; SILVA, J. N.; FRANÇA, K. B. Estudo da alcalinidade em carbonato e bicarbonato de cálcio na água de alimentação de um sistema de dessalinização de osmose inversa (OI) submetido à pré-tratamento físico-químicos. XLVII Congresso Brasileiro de Química. Natal. 2010.
  • [3] SILVA, J. I. S.; SILVA, S. K.; FRANÇA, K. B. Análise da regeneração de resinas Trocadoras de íons para fins de desmineralização de águas. VII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Carlos. 2007.
  • [4] SILVA, S. K. Sistema de dessalinização da comunidade de Uruçu - São João do Cariri - PB: Análises, monitoramento e avaliação de um misturador para o uso do concentrado. 122p. Dissertação de mestrado em Engenharia Química. Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande. 2012.
  • [5] EATON, A. D.; RICE, E. W.; BIRD, BAIRD, R.B.; CLESCERI, L.S. (editors). Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater: Centennial Edition. 22nd Edition. American Public Health Association: Washington, D.C. 2012.
  • [6] POHL, P. Application of ion-exchange resins to the fractionation of metals in water, v. 25, p. 31-43, 200
Como citar:

QUEIROZ, F. J.; MARQUES, F. A. R.; BEZERRA, J. U. L.; ALVES, R. V.; FRANÇA, K. B.; "ESTUDO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA HÍBRIDO MEMBANA-RESINA TROCADORA DE ÍONS PARA OBTENÇÃO DE ÁGUA COM BAIXA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA", p. 3027-3031 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-484

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações