Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM DE ARROZ COM CASCA OBTIDO NO MUNICÍPIO LONTRA/MG

STUDY OF THE PROCESS OF DRYING OF RICE WITH NUTS OBTAINED IN THE MUNICIPALITY OF LONTRA / MG

FERNANDES, JOÃO PAULO SILVA ; GONÇALVES, THALLES DE ASSIS CARDOSO ; VANIA QUEIROZ DA SILVA, LUIZ FERNANDO GONÇALVES PEREIRA ;

Artigo:

Este trabalho objetivou realizar a comparação do processo de secagem do arroz com casca usando o método convencional em estufa e o intermitente em leito de jorro a fim de sugerir melhorias no processo aos produtores agrícolas locais. Os grãos foram obtidos no município de Lontra/MG e caracterizados fisicamente por meio da porosidade, densidade e esfericidade. O processo de secagem foi realizado com amostras de 200g de arroz seco, na umidade de 20% em base seca à uma temperatura de 30°C. Para os parâmetros de caracterização do arroz analisados, os resultados mostraram-se coerentes com os apresentados na literatura. Os coeficientes de ajustes polinomiais deram próximos a 1, sendo 0,9789 e 0,9971 na secagem com a estufa e leito de jorro, respectivamente.

Artigo:

Palavras-chave: SECAGEM, LEITO DE JORRRO, ESTUFA,

Palavras-chave: DRYING, JETS, STOVE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EST1

Referências bibliográficas
Como citar:

FERNANDES, JOÃO PAULO SILVA; GONÇALVES, THALLES DE ASSIS CARDOSO; VANIA QUEIROZ DA SILVA, LUIZ FERNANDO GONÇALVES PEREIRA; "ESTUDO DO PROCESSO DE SECAGEM DE ARROZ COM CASCA OBTIDO NO MUNICÍPIO LONTRA/MG", p. 1519-1525 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EST1

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações