Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DO PROCESSO DE CRAQUEAMENTO TERMOCATALÍTICO DA GORDURA RESIDUAL DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFPA COM DIFERENTES PORCENTAGENS DE CATALIZADOR.

GOMES, L. F. G ; OLIVEIRA, R. M ; GUERREIRO, L. H. H ; CASTRO, D. A. R ; SANTOS, W. G. ; SOUZA, J. A. S ; MACHADO, N. T ;

Pôster:

Neste trabalho, a gordura residual do restaurante universitário da UFPA foisubmetida ao processo de Craqueamento Termocatalítico em escala piloto para a produçãode Produto Líquido Orgânico (PLO) e/ou bio-óleo, produto de fundo e biogás. OCraqueamento Termocatalítico foi realizado em um reator de 143 L à 550°C, 1 atm em modode operação batelada. O processo de craqueamento deu-se com diferentes proporções deLama vermelha (catalisador) que foram de 5% (m/m), 10%(m/m) e 15% (m/m) para aobtenção dos produtos. Ao término do processo de craqueamento e com os valores dosprodutos coletados realizou-se o cálculo de rendimentos das frações obtidas em cadapercentagem de catalisador investigado. Realizou-se a análise de característica físicoquímicaem termos do índice de acidez do PLO. Pode-se verificar a partir dos resultados quecom o aumento da percentagem do catalisador ocorre uma redução de 17,63% na obtençãode bio-óleo mostrando uma melhor eficiência para o processo com 5% (m/m) de lamavermelha, entretanto, para o índice de acidez ocorre uma diminuição com o aumento dasquantidades de catalisador utilizado.

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0037

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, H.S.; Produção de biocombustível via craqueamento térmico-catalítico de resíduos sólidos de caixa de gordura com carbonato de sódio e lama vermelha ativada termicamente. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Pará, 2015. CORRÊA, O. A. Produção de biocombustíveis em diferentes escalas via craqueamento térmico catalítico de resíduos de caixa de gordura com catalisador Na2CO3. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química). Universidade Federal do Pará, Belém, 2015.
Como citar:

GOMES, L. F. G; OLIVEIRA, R. M; GUERREIRO, L. H. H; CASTRO, D. A. R; SANTOS, W. G. ; SOUZA, J. A. S; MACHADO, N. T; "ESTUDO DO PROCESSO DE CRAQUEAMENTO TERMOCATALÍTICO DA GORDURA RESIDUAL DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UFPA COM DIFERENTES PORCENTAGENS DE CATALIZADOR.", p. 116-119 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0037

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações