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Estudo do processo de aprendizagem colaborativa através das representações gráficas de síntese (RGSs)

Study of the collaborative learning process through the synthesis graphical representations (SGR)

Bueno, Juliana; Padovani, Stephania;

Artigo Completo:

Na área do Design, o trabalho colaborativo é um exercício constate na prática profissional e ao longo da graduação. Porém, durante a pós-graduação em Design, estudantes passam a ter o trabalho de pesquisa e, geralmente, um aprendizado de disciplinas teóricas apenas pelo escopo individual. No intuito de propor mudanças em tais práticas metodológicas, este artigo visa chamar a atenção para uma aprendizagem significativa de disciplinas teóricas em nível de pós-graduação em Design, pelo princípio da colaboração. Para tanto, propõe-se como estratégia didática o uso de Representações Gráficas de Síntese (RGSs) produzidas em grupo dentro da sala de aula. Neste sentido, o artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo, no qual se investigou o processo de produção, análise e discussão de RGSs elaboradas de forma colaborativa por 18 alunos durante a disciplina de Design Centrado no Usuário em uma pós-graduação brasileira em Design. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que o uso das RGSs foi relevante durante o processo de ensino/aprendizagem dos conteúdos da disciplina

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In the Design field, collaborative work is a constant exercise during professional practice throughout college graduation years. However, during post-graduation in Design, students start having research work and, usually, a learning of theoretical subjects only thru personal scope. With the goal of suggesting changes to such practice methodologies, this article aims at drawing attention to a meaningful learning of theoretical classes in Design post-graduation, thru the collaboration principle. For such deed, it’s being proposed as a didactic strategy the use of Synthesis Graphical Representations (SGR) produced in groupings inside the classroom. This way, this paper presents the results of a qualitative study, in which was investigated the production process, analysis and discussion of SGR developed collaboratively by 18 students during the classes of User-Centered Design in a Brazilian post-graduation. Overall, the results show that the use of SGR seems to be relevant during theteaching/ learning process of subjects of class.

Palavras-chave: representação gráfica, design, pensamento visual, aprendizagem colaborativa, graphic representation, design, visual thinking, collaborative learning,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_178

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Como citar:

Bueno, Juliana; Padovani, Stephania; "Estudo do processo de aprendizagem colaborativa através das representações gráficas de síntese (RGSs)", p. 374-385 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_178

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