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Estudo de um Sistema de Comunicação Baseado no Protocolo CAN Aplicado a Veículos Pesados

Study of a Communication System Based on the CAN Protocol Applied to Heavy-Duty vehicles

VIOLANI, B. ; VIOLANI, B. ; SILVA, L. C. D. A. E. ; SILVA, L. C. D. A. E. ; MIRANDA, M. H. R. ; MIRANDA, M. H. R. ; LOURENÇO, M. A. D. M. ; LOURENÇO, M. A. D. M. ; SILVA, F. L. ; SILVA, F. L. ; GALVÃO, G. L. S. ; GALVÃO, G. L. S. ;

Trabalho completo:

Os veículos pesados desempenham um papel fundamental na economia do país do ponto de vista do transporte de cargas e suprimentos essenciais nos mais diversos setores. Os veículos modernos usam cada vez mais o protocolo de comunicação CAN (Controller Area Network) para comunicação nos mais diversos veículos. O protocolo CAN permite que um sistema de barramento multiplexado conecte controladores, facilitando a troca de informações, reduzindo chicotes e diminuindo as taxas de falhas, que são características desejadas em aplicações veiculares. Além disso, a comunicação CAN facilita sistemas de controle distribuído, relevantes em veículos elétricos e híbridos. Este trabalho visa apresentar uma revisão dos conceitos do protocolo CAN, suas principais características quando aplicado ao contexto de veículos pesados, permitindo o projeto conceitual de uma rede de dados. Para isso, uma vasta revisão bibliográfica com foco na norma SAE J1939, apresentando sistematização e suas aplicações e controle. Será então proposto um projeto conceitual de hardware e software baseado em comunicação CAN para aplicação em caminhões e seus sistemas. Os resultados descrevem as características, vantagens, limitações e procedimentos necessários do protocolo CAN para aplicações em veículos pesados.

Trabalho completo:

Heavy-duty vehicles are vital in the country’s economy when analyzed from the point of view of transporting essential cargo and supplies in a variety of sectors. Modern vehicles increasingly use the Controller Area Network (CAN) protocol for communication in passenger, heavy-duty, and off-road vehicles. CAN enable a multiplexed bus system to connect controls, facilitating information exchange, reducing harnesses, and lowering failure rates, which are desired characteristics of in-vehicle applications. Moreover, CAN facilitates distributed control systems, particularly relevant in electric and hybrid vehicles. This work aims to review the CAN protocol

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DOI: 10.5151/simea2024-PAP104

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Como citar:

VIOLANI, B.; VIOLANI, B.; SILVA, L. C. D. A. E.; SILVA, L. C. D. A. E.; MIRANDA, M. H. R.; MIRANDA, M. H. R.; LOURENÇO, M. A. D. M.; LOURENÇO, M. A. D. M.; SILVA, F. L.; SILVA, F. L.; GALVÃO, G. L. S.; GALVÃO, G. L. S.; "Estudo de um Sistema de Comunicação Baseado no Protocolo CAN Aplicado a Veículos Pesados", p. 548-557 . In: Anais do XXXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/simea2024-PAP104

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