artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo de Tendências em Design para Gerar Inovação Guiada pelo Significado: Situação e Perspectivas

Design Trends Study to Generate Meaning-Driven Innovation: Situation and Perspectives

FIALKOWSKI, Valkiria Pedri ; KISTMANN, Virginia Borges ; HEEMANN, Adriano ;

artigo:

Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre o uso da pesquisa de tendências aplicada ao design para gerar inovação. A inovação é usada como estratégia de crescimento e manutenção das empresas no mercado, porém está normalmente calcada em mudança tecnológica e não em se antecipar às necessidades do consumidor. Esta busca de oportunidade emergente pode ser feita com o uso de pesquisas prospectivas, orientando o designer. Assim, este artigo relata uma revisão bibliográfica com interpretação dos resultados alcançados. Com o método escolhido chega-se ao objetivo de identificar lacunas na literatura e suas ênfases, a respeito dos temas abordados. Os resultados sugerem o reconhecimento, pelos principais autores, da importância da pesquisa de tendências para gerar inovação. Discute-se que, apesar disso, a pesquisa de tendências não é incorporada de forma sistemática aos processos de design e nem é procurada como geradora de inovações de significado, indicando aí um potencial a ser explorado.

artigo:

This paper presents an exploratory study on the use of trend research applied to design to generate innovation. Innovation is used as a strategy for growth and maintenance of companies in the market, but is usually based on technological change and not on anticipating consumer needs. This search for emerging opportunity can be made through the use of prospective surveys, guiding the designer. Thus, this paper reports a bibliographic review with interpretation of the achieved results. With the chosen method, the objective is to identify gaps in the literature and its emphases, regarding the addressed topics. The result suggest the recognition, by the main authors, of the importance of the research of tendencies to generate innovation. It is argued that, despite this, trend research is not systematically incorporated into design processes and is not sought as a generator of meaning innovations, indicating a potential to be explored than.

Palavras-chave: tendências; gestão de design; inovação; inovação de significado,

Palavras-chave: trends; design management; innovation; innovation of meaning,

DOI: 10.5151/ped2018-3.1-ACO_19

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

FIALKOWSKI, Valkiria Pedri; KISTMANN, Virginia Borges; HEEMANN, Adriano; "Estudo de Tendências em Design para Gerar Inovação Guiada pelo Significado: Situação e Perspectivas", p. 1291-1305 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-3.1-ACO_19

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações