Fevereiro 2016 vol. 2 num. 4 - GAMPI Plural 2015

Iniciação Científica - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo de técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de uma animação instrucional para o projeto Rota Segura em Dias de Inundações – RSDI – em Joinville

Skills and tools study to develop an instructional animation to guide people about Safe Routes in days of flooding in the Joinville city.

STEIN, Tatiane Cristine Pereira ;

Iniciação Científica:

Neste artigo é apresentado um estudo sobre as técnicas e ferramentas utilizadas para o desenvolvimento de uma animação instrucional para orientar a população joinvillense sobre o projeto da Defesa Civil, Rota Segura em Dias de Inundações, RSDI, na cidade de Joinville/SC. Esta animação tem como principal objetivo apresentar o projeto à população de Joinville, instruindo-os sobre como agir e se orientar por meio do sistema de sinalização das RSDI. O resultado da pesquisa destaca a importância do projeto para a cidade de Joinville e as contribuições da animação para reforçar o projeto.

Iniciação Científica:

This article presents a study of the techniques and tools used to develop an instructional animation to guide joinvillense population on the civil defense project, Rota Segura em Dias de Inundações, RSDI, in Joinville / SC. This animation has as main objective to present the project to the population of Joinville, instructing them on how to act and be guided through the RSDI signaling system. The result of research highlights the importance of the project for the city of Joinville and animation contributions to strengthen the project.

Palavras-chave: Animação Digital, Design Instrucional, Design da Informação,

Palavras-chave: Digital Animation, Instrucional Design, Information Design,

DOI: 10.5151/despro-gamp2015-IC_07

Referências bibliográficas
  • [1] ALVES, Marcia Maria; BATTAIOLA, André Luiz; SPINILLO, Carla. Teoria do Fluxo e Animação Instrucional: Contribuições da teoria para o desenvolvimento de instruções visuais animadas. Revista Educação Gráfica. São Paulo, v.18, n. 1, p. 73 - 90, 2014. Disponível em: < http://www.educacaografica.inf.br/revistas/vol-18-numero-01-2014> Acesso em: 08 jun. 2015.
  • [2] ANDRIGHI, Jean Fabyano. Rota Segura para Dias de Inundações: Desenvolvimento de elementos visuais para auxiliar na locomoção, alertas e localização da população. 2015. 216 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design) – Universidade da Região de Joinville, Santa Catarina.
  • [3] BARBOSA, Simone Diniz Junqueira; SILVA, Bruno Santana da. Interação humano-computador. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [4] COELHO NETTO, J. T. Semiótica, informação e comunicação: diagrama da teoria do signo. 6ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.
  • [5] Conforto, Edivandro Carlos; Amaral, Daniel Capaldo; Silva, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. 8º Congresso Brasileiro de Gestão de desenvolvimento de Produto. Porto Alegre, set. 2011.
  • [6] CYBIS, Walter et al. Ergonomia e Usabilidade. Conhecimentos, métodos e aplicações. 2ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010.
  • [7] FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
  • [8] ________________. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
  • [9] FRONZA, André Luiz, et al. Recomendações sobre design informacional aplicado em motion graphics. InfoDesign. São Paulo, v. 11, n. 1, p. 50 – 63, mai. 2014.
  • [10] GANIER, F. Les apports de la psychologie cognitive a la conception d’instructions Procedurales. InfoDesign. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 16 – 28, 2004.
  • [11] HORN, R. Information Design. In JACOBSEN, R. (Ed.), Information Design. Cambridge, MA: MIT Press, 1999.
  • [12] KROEMER, K. H. E.; GRANDJEAN, E. Manual de Ergonomia: Adaptando o trabalho ao homem. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • [13] Levy, Y.; Ellis, T.J. A system approach to conduct an effective literature review in support of information systems research. Informing Science Journal, v.9, p.181-212, 2006.
  • [14] PASSOS, Ravi Figueiredo. O design da informação em interfaces de hipermídias. 2008. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design) – Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.
  • [15] PORTUGAL, Cristina. Questões complexas do design da informação e de interação. InfoDesign. São Paulo. v. 7, n. 2, p. 1 – 6, nov. 2010.
  • [16] ROTHER, E. T. Revisão sistemática x Revisão Narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. São Paulo, v. 20, n. 2, p. v-vi , jun. 2007.
  • [17] SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de Revisão Sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007
  • [18] SARTORI, Ademilde Silveira; ROESLER , Jucimara, Educação superior a distância: gestão da aprendizagem e da produção de materiais didáticos impressos e on-line. Tubarão: Ed. Unisul, 2005. 168 p.
  • [19] SBDI. Sociedade brasileira de design da informação. Disponível em: Acesso em 16 jun. 2015.
  • [20] SCHNOTZ, W.; LOWE, R.K. Learning with animation. Research implications for design. New York: Cambridge University Press, 2008.
  • [21] Spinillo, Carla G.; Souza, José Marconi B. de; Maia, Tiago C; Storck, Guilherme R.; Oselame, Ariely. A Representação Gráfica de Instruções Visuais Animadas: Um estudo analítico na perspectiva da ergonomia informacional. Anais do 10º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Rio de Janeiro: PUC-Rio, maio 2010.
Como citar:

STEIN, Tatiane Cristine Pereira; "Estudo de técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de uma animação instrucional para o projeto Rota Segura em Dias de Inundações – RSDI – em Joinville", p. 367-379 . In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-gamp2015-IC_07

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações