Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE PRÉ-TRATAMENTOS PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

STUDY OF PRETREATMENT FOR THE AVAILABILITY OF REDUCING SUGARS FROM THE SUGARCANE BAGASSE

RESENDE, JAYANA FREITAS ; POLIZELLI, MARCOS ALEXANDRE ; SOUZA, KAROLINE IONARA MOREIRA ; MONGELLI, LETÍCIA TARTARI ; MAIA, LOHANA FERNANDA ; , ;

Artigo:

A biomassa lignocelulósica vem sendo considerada um biocombustível em potencial para obtenção do etanol de segunda geração, o grande desafio é desenvolver a melhor opção que disponibilize a glicose a partir da hidrólise da celulose considerando a viabilidade econômica, rendimento glicosídico e fermentabilidade do material hidrolisado. O objetivo desse trabalho foi identificar os melhores parâmetros para o pré-tratamento e hidrólise da celulose. Foram abordados três pré-tratamentos para a comparação e em seguida a hidrólise ácida, sendo os pré-tratamentos: ácido, alcalino e hidrotérmico. Para o delineamento experimental o pré-tratamento ácido foi realizado com ácido sulfúrico 7 e 9% (v/v), o pré-tratamento alcalino com hidróxido de sódio 4 e 7% (m/v), o pré-tratamento hidrotérmico com água destilada, e a hidrólise realizada com ácido sulfúrico 72% (v/v). No pré-tratamento a biomassa teve tempo de autoclavagem de 30, 45 e 60 minutos, enquanto na hidrólise permaneceu em autoclave durante 30 minutos, ambos submetidos a temperatura/pressão de 121°C a 1 atm. Subsequente aos experimentos foi realizada determinação de açúcares redutores para obter a concentração dos mesmos em cada teste, apresentando como melhor o pré-tratamento alcalino de 4% e tempo de 45 minutos, sendo coerente com a literatura.

Artigo:

Palavras-chave: CANA-DE-AçúCAR, PRé-TRATAMENTO, HIDRóLISE.,

Palavras-chave: SUGARCANE, PRETREATMENT, HYDROLYSIS.,

DOI: 10.5151/cobecic2019-PBIO44

Referências bibliográficas
Como citar:

RESENDE, JAYANA FREITAS; POLIZELLI, MARCOS ALEXANDRE; SOUZA, KAROLINE IONARA MOREIRA; MONGELLI, LETÍCIA TARTARI; MAIA, LOHANA FERNANDA; , ; "ESTUDO DE PRÉ-TRATAMENTOS PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES A PARTIR DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR", p. 2716-2722 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-PBIO44

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações