Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Estudo de Método Projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, Design da Informação e Orientação

Design method study for integrated Brand Identity, Information Design and Wayfinding systems

Scherer, Fabiano de Vargas; Scherer, Gabriel Bischoff;

Resumo:

Este trabalho busca explorar diferentes métodos em design e propor uma metodologia integrada para três de suas áreas: identidade de marca, design de informação e orientação. Esse estudo é aplicado e validado no projeto de revitalização de um importante serviço turístico de Porto Alegre: a Linha Turismo.

Artigo selecionado para publicação na Revista InfoDesign: RevistaBrasileira de Design da Informação (www.infodesign.org.br

Resumo:

This paper aims to explore different design methods and to propose an integrated methodology for three of it’s areas: brand identity, information design and wayfinding. This study é applied and validated in the revitalization project of an important tourist service in Porto Alegre: the Tourism Line.

Article selected for publication in the Journal InfoDesign: Journal of Information Design (www.infodesign.org.br)

Palavras-chave: metodologia de projeto, identidade visual, design da informação, orientação, design methodology, branding identity, information design, wayfinding,

Palavras-chave: ,

Referências bibliográficas
  • [1] BOMFIM, G. A. 1995. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB.
  • [2] CALORI, C. 2007. Signage and Wayfinding Design: A Complete Guide to Creating Environmental Graphic Design Systems. Hoboken: John Wiley Andamp; Sons.
  • [3] CARDOSO, E. et al. 2011. Análise comparativa para contribuição metodológica em design de sinalização. In MENEZES, Marizilda dos S.; PASCHOARELI, Luiz Carlos; MOURA, Mônica (Orgs.). Metodologia em design: inter-relações. São Paulo: Estação das Letras e Cores, p. 31-47.
  • [4] FRASCARA, J. 200 Communication Design: principles, methods and practice. Canada: Allworth Press.
  • [5] GIBSON, D. 2009. The Wayfinding Handbook: information design for public places. New York: Princeton Architetural Press.
  • [6] SCHERER, G. B. 2012. Linha Turismo de Porto Alegre: Uma Contribuição do Design para Identidade, Informação e Orientação. Trabalho de Conclusão de Curso. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientação: Fabiano de Vargas Scherer.
  • [7] SLESS, D. 2014. Why do information design? Disponível em Andlt;http://communication.org.au/why-do-information-design/Andgt;. Acessado em 18/08/2014.
  • [8] WHEELER, A. 200 Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman.
Como citar:

Scherer, Fabiano de Vargas; Scherer, Gabriel Bischoff; "Estudo de Método Projetual para Sistema Integrado de Identidade Visual, Design da Informação e Orientação", p. 490-507 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações