Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E INCORPORAÇÃO DO EXTRATO GLICERINADO DA PYROSTEGIA VENUSTA EM LOÇÃO HIDRATANTE

STUDY OF SECONDARY METABOLITIES AND INCORPORATION OF GLYCERINATE EXTRACT OF PYROSTEGIA VENUSTA IN MOISTURIZING LOTION

MAGALHÃES, PATRÍCIA DA SILVA ; RAMOS, MARIA PERPéTUA OLIVEIRA ; FREITAS, DíULIA CRISTINADA SILVA ; COSTA, JULIANA LUZIA CAMARGOS DA ; , ;

Artigo:

O uso de plantas para fins medicinais, nutricionais e estéticos, remota a antiguidade e esta inserido em todas as culturas. Algumas partes da Pyrostegia venusta, uma planta do cerrado, conhecida como Cipó-de-São-João tem aplicações na medicina popular, e o extrato alcoólico de suas folhas e flores tem sido utilizados no tratamento do vitiligo. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo identificar os metabolitos secundários e a atividade antioxidante da P.venusta para posteriormente incorporar o extrato glicerinado de sua raiz em uma loção hidratante. Na identificação dos metabolitos foram utilizados testes de mudança de cor e/ou precipitação e para a atividade antioxidante foi utilizado o método de captura de radicais livres DPPH com adaptações. Adicionalmente foram realizados testes físico-químicos na loção para avaliar a estabilidade da mesma. Foi identificado a presença de flavonoides nas raízes da Pyrostegia venusta, onde apresentou para a atividade antioxidante um valor alto de IC50 sendo de 156,4 µg/mL e os resultados físico-químicos ficaram dentro dos parâmetros da ANVISA.

Artigo:

Palavras-chave: LOçãO HIDRATANTE, METABóLITOS SECUNDáRIOS, PYROSTEGIA VENUSTA,

Palavras-chave: MOISTURIZING LOTION, SECONDARY METABOLITES, PYROSTEGIA VENUSTA,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT90

Referências bibliográficas
Como citar:

MAGALHÃES, PATRÍCIA DA SILVA; RAMOS, MARIA PERPéTUA OLIVEIRA; FREITAS, DíULIA CRISTINADA SILVA; COSTA, JULIANA LUZIA CAMARGOS DA; , ; "ESTUDO DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E INCORPORAÇÃO DO EXTRATO GLICERINADO DA PYROSTEGIA VENUSTA EM LOÇÃO HIDRATANTE", p. 721-727 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT90

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações