Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL NA ESCOLHA DE TRATAMENTOS SUPERFICIAIS

Yoshiyasse, Ciro ; Ribeiro, Cosme ; Hernández, Francisco Del Moral ; Becker, Roberto ; Bueno, Tatiane ;

Artigo Completo:

O planejamento de projeto em Ecodesign envolve análises e decisões anteriores e posteriores ao campo de visão imediato ao projeto de produto: a visão anterior se dá nos meios de produção em relação aos materiais constituintes e a eficiência ambiental da tecnologia disponível, a visão posterior às funções do produto consumado está na destinação final, reciclagem e impacto do descarte de resíduos ao final da vida do produto. No presente trabalho analisaremos especificamente o tratamento superficial como parte desta “história do produto” com começo, meio e fim, coerentes numa unidade entre eficiência e responsabilidade pelo produto. Os parâmetros deverão seguir especificações de resistência à corrosão da indústria automotiva, e deveremos avaliar e comparar o uso das principais alternativas de tratamento superficial utilizadas na atualidade: da pintura aos tratamentos galvânicos de deposição em suas principais opções comerciais. Para tanto, se propõe avaliar indicadores de características ambientais e econômicas no sentido de melhorar a percepção com as quais são tomadas as decisões de projeto de produto. Em particular a importância de fatores diversos: a demanda de água, energia envolvida, custos, toxidade e destinação de efluentes e resíduos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP227

Referências bibliográficas
  • [1] ASHBY, Michael F.; JOHNSON, Kara. Materiais e design: arte e ciência da seleção de materiais no design de produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 201
  • [2] ASHBY, Michael F. Materials and the Environment: Eco-Informed Material Choice. Oxford: Butterworth-Heinemann, 2009.
  • [3] ROSEMBERG Nathan. Por dentro da Caixa Preta. Campinas: Editora Unicamp, 2006. [4] TOMA, Henrique E. O mundo nanométrico: a dimensão do novo século. São Paulo: Edusp, 2009.
  • [4] [5] SPIRO, Thomas G.; STIGLIANI, William M. Química Ambiental: São Paulo: Pearson, 2008.
  • [5] [6] VOJCIECHOVSKI, André Luiz; ... Curso de tratamentos de superfícies. São Paulo: ABTS, 200
  • [6] [7] VALENZUELA, Julio. Tratamento de Efluentes em Indústrias Galvanotécnicas. São Paulo: Páginas Andamp; Letras, 1999.
  • [7] [8] SCRINIS, G. Nanotechnoloy and the environment. Chain Reaction no 97, Junho 2006
Como citar:

Yoshiyasse, Ciro; Ribeiro, Cosme; Hernández, Francisco Del Moral; Becker, Roberto; Bueno, Tatiane; "ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL NA ESCOLHA DE TRATAMENTOS SUPERFICIAIS", p. 762-779 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP227

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações