Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE DISSOLUÇÃO ÁCIDA DE SILTITOS VERDES

ACID DISSOLUCION STUDY OF BRAZILIAN GLAUCONITIC SILTSTONE

SOUZA, GABRIEL REIS SIMPLÍCIO DE ; NETO, CíCERO NAVES DE ÁVILA ; SCHIMICOSCKI, RAQUEL STAVALE ; OLIVEIRA, KáTIA DIONíSIO DE ; , ;

Artigo:

A viabilidade da utilização de rochas silicatadas como fonte de potássio têm sido uma peça chave para o agronegócio no Brasil. Um minério silicatado rico em íons K+, denominado ?Verdete?, foi tratado hidrotermicamente na presença de ácido sulfúrico, variando a metodologia e tempo de reação. O objetivo foi estudar a cinética da lixiviação visando a extração dos íons K+ presentes no verdete através da reação com ácido sulfúrico. O produto das reações foi analisado por fotometria de chama, microscopia eletrônica de varredura e difratograma de raio X, obtendo-se a fração de potássio extraída do minério. Os resultados demonstraram que, a maior razão líquido-sólido proporcionou uma maior extração do potássio, em um maior tempo. E que na reação de menor RLS e diferente método de extração, após 5 min de reação, atingiu-se um máximo de extração de potássio (10%), e que a fração solúvel é composta de sulfatos variados, como por exemplo, K2Fe5AlFe3(SO4)12H2O.

Artigo:

Palavras-chave: VERDETE; EXTRAÇÃO DE POTÁSSIO; TRATAMENTO HIDROTERMAL,

Palavras-chave: BRAZILIAN GLAUCONITIC SILTSTONE; POTASSIUM EXTRACTION; HYDROTHERMAL TREATMENT,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC42

Referências bibliográficas
Como citar:

SOUZA, GABRIEL REIS SIMPLÍCIO DE; NETO, CíCERO NAVES DE ÁVILA; SCHIMICOSCKI, RAQUEL STAVALE; OLIVEIRA, KáTIA DIONíSIO DE; , ; "ESTUDO DE DISSOLUÇÃO ÁCIDA DE SILTITOS VERDES", p. 1463-1469 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC42

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações