Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DE PAINEIS IMAGÉTICOS COMO METODOLOGIA DE PROJETO EM DESIGN DE INTERIORES

Santos, Victor Hugo ; Hernandez, Maria Herminia ;

Artigo Completo:

Esta pesquisa explora o papel dos exercícios conceituais no decorrer do processo metodológico de criação do designer de interiores. Tem por objetivo observar a aplicação de atividades projetuais, voltadas para a criatividade e inovação na fase de pré-projeto e como estas aplicações interferem no desenvolvimento das etapas seguintes do projeto básico. Desta forma, apresenta-se a aplicação dos painéis imagéticos na disciplina de Desenvolvimento do Projeto de Decoração Ambiental IV do curso Superior de Decoração da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia no semestre 2015.1. Com base nos resultados, o texto mostra a importância da abordagem com foco nos aspectos conceituais, considerando, portanto, a relevância daqueles para o trabalho do designer e suas tomadas de decisão.

Artigo Completo:

Palavras-chave: metodologia de projeto; processos em design; design conceitual; conceito projetual.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0136

Referências bibliográficas
  • [1] BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1974.
  • [2] FRANZATO, Carlo. A forma das ideias. Concept Design e Design Conceitual. In: Congresso Internacional da Associação de Pesquisadores em Críticas Genética, X Edição, 201
  • [3] HALL, Calvin S. & NORDBY, Vernon J. Introdução à psicologia junguiana. Tradução de Heloysa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 2014.
  • [4] NORMAN, Donald A. Design emocional: porque adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
  • [5] OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • [6] TRAVIS, Stephanie. Conceptual Thinking: The Design Concept in Interior Design Education. In: Design Principles & Practices an Internacional Jornal, v. 5, n. 6, p. 679-694, 2011.
Como citar:

Santos, Victor Hugo; Hernandez, Maria Herminia; "ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DE PAINEIS IMAGÉTICOS COMO METODOLOGIA DE PROJETO EM DESIGN DE INTERIORES", p. 1604-1614 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0136

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações