Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR ALIMENTÍCIO SOBRE O INDICADOR DE DESEMPENHO ON TIME COMO MEIO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO OFERECIDO

ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR ALIMENTÍCIO SOBRE O INDICADOR DE DESEMPENHO ON TIME COMO MEIO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO OFERECIDO

Barbosa, Hercília Rodrigues; Andrade Neto, Manoel Lopes de; Fontana, Marcele Elisa;

Artigo completo:

O referido trabalho foi apresentado através de um estudo de caso aplicado em uma multinacional do setor alimentício, de forma a avaliar do nível serviço prestado aos clientes que são atendidos por um de seus Centros de Distribuição (CD). O indicador de desempenho utilizado para o estudo, denominado por On Time, faz parte da composição On Time In Full (OTIF), que tem o intuito de controlar os processos logísticos. Após a coleta de dados, através de reuniões e da base de dados utilizada pela empresa (Tableau), foi possível identificar as principais falhas do processo de entrega, fazendo o uso de ferramentas da qualidade. Em seguida, foram propostas sugestões de melhoria no engarrafamento no trânsito e no perfil do veículo responsável pela entrega, visando a fidelização e satisfação de seus clientes, no que diz respeito ao nível de serviço prestado pela organização.

Artigo completo:

O referido trabalho foi apresentado através de um estudo de caso aplicado em uma multinacional do setor alimentício, de forma a avaliar do nível serviço prestado aos clientes que são atendidos por um de seus Centros de Distribuição (CD). O indicador de desempenho utilizado para o estudo, denominado por On Time, faz parte da composição On Time In Full (OTIF), que tem o intuito de controlar os processos logísticos. Após a coleta de dados, através de reuniões e da base de dados utilizada pela empresa (Tableau), foi possível identificar as principais falhas do processo de entrega, fazendo o uso de ferramentas da qualidade. Em seguida, foram propostas sugestões de melhoria no engarrafamento no trânsito e no perfil do veículo responsável pela entrega, visando a fidelização e satisfação de seus clientes, no que diz respeito ao nível de serviço prestado pela organização.

Palavras-chave: Logística; Nível de serviço; Indicadores de Desempenho; On Time.,

Palavras-chave: Logística; Nível de serviço; Indicadores de Desempenho; On Time.,

DOI: 10.5151/viisimep-315716

Referências bibliográficas
  • [1] ABIA. Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, 2019. Disponível em <
  • [2] https://www.abia.org.br/vsn/tmp_aspx?id=393>. Acesso em: 25/09/2019.
  • [3] BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. 5. ed. [tradução
  • [4] Raul Rubenich]. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • [5] BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de
  • [6] suprimento. São Paulo: Atlas, 2009.
  • [7] GOMES, Carlos Francisco Simões; RIBEIRO, Priscilla Cristina Cabral. Gestão da cadeia de suprimentos:
  • [8] integrada à tecnologia da informação. São Paulo: Thomson, 2004.
  • [9] GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2013.
  • [10] NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. São
  • [11] Paulo: Atlas, 2012.
  • [12] DE OLIVEIRA, Ricardo Rezende; ARAÚJO, Riberto de Barros. Otimizando os processos logísticos pela
  • [13] implantação do OTIF com lean seis sigma. Seminário de Logística. São Paulo, 2008.
  • [14] SILVA, Guilherme Martins. Melhoria do nível de serviço no atendimento ao cliente por meio da estrutura
  • [15] direta de distribuição transit point. Trabalho de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica.
  • [16] Guaratinguetá-SP: Unesp, 2011.
Como citar:

Barbosa, Hercília Rodrigues; Andrade Neto, Manoel Lopes de; Fontana, Marcele Elisa; "ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA MULTINACIONAL DO SETOR ALIMENTÍCIO SOBRE O INDICADOR DE DESEMPENHO ON TIME COMO MEIO DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO OFERECIDO", p. 1725-1737 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-315716

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações