Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NA REAÇÃO DE TRANSTERIFICAÇÃO IN SITU DA DESMODESMUS SP.

STUDY OF THE IN SITU TRANSESTERIFICATION VARIABLES OF DESMODESMUS SP.

VIEIRA, VINÍCIUS DE FRANÇA ; FREGOLENTE, LEONARDO VASCONCELOS ; PINTO, LUISA FERNANDA RIOS ; FERREIRA, GABRIELA FILIPINI ; , ;

Artigo:

Nos últimos anos, o cultivo de microalgas para produção de óleo tem sido extensivamente estudado. A capacidade de algumas espécies em acumular lipídeos com perfis de ácidos graxos de cadeias contendo de 16 a 18 carbonos as torna potencial matéria prima para a produção de biodiesel. Entretanto, a etapa de extração de lipídeos para produção convencional de óleo de microalgas envolve elevados investimentos e custo de operação. Isto porque há necessidade de rompimento celular, uma vez que as microalgas têm uma parede celular rígida, impedindo o acesso dos solventes aos lipídios acumulados dentro das células. Desta forma, a transesterificação in situ apresenta-se como alternativa interessante, utilizando o álcool tanto como reagente quanto solvente, eliminando a etapa de extração. Neste trabalho, foi proposto o estudo da reação de transesterificação in situ da biomassa da cepa Desmodesmus sp. para a produção de biodiesel. Foram avaliados os efeitos das variáveis temperatura, tempo de reação, volume de álcool e porcentagem de catalisador sobre o rendimento de ésteres metílicos de ácidos graxos. Os resultados mostraram que o parâmetro temperatura de reação é o mais significativo na obtenção de ésteres.

Artigo:

Palavras-chave: MICROALGA, BIODIESEL, REAçãO IN SITU,

Palavras-chave: MICROALGAE, BIODIESEL, IN SITU REACTIO,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC36

Referências bibliográficas
Como citar:

VIEIRA, VINÍCIUS DE FRANÇA; FREGOLENTE, LEONARDO VASCONCELOS; PINTO, LUISA FERNANDA RIOS; FERREIRA, GABRIELA FILIPINI; , ; "ESTUDO DAS VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NA REAÇÃO DE TRANSTERIFICAÇÃO IN SITU DA DESMODESMUS SP.", p. 1414-1420 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC36

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações