Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Pôster - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DAS VARIÁVEIS OPERACIONAIS DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO À VÁCUO NO REFINO DE PETRÓLEO

KRUEGER, A. R. ; RIBEIRO, D. C. ; MENEGUELO, A. P. ;

Pôster:

Devido à crescente oferta de óleo pesado e elevada demanda energéticamundial, faz-se necessário o estudo de formas de melhor aproveitamento das fraçõesmais pesadas do petróleo no processo de refino. Com esse objetivo, uma unidade dedestilação a vácuo foi simulada no software Aspen HYSYS®adotando-se umametodologia alternativa, que consiste no desmembramento da coluna em quatro torresdistintas. Foi realizada uma análise de sensibilidade dos parâmetros mais relevantes,pela variação individual de cada um em relação a um caso base. Os parâmetrosestudados foram: vazão mássica de vapor de retificação, temperaturas e vazões dosrefluxos circulantes de gasóleo leve (GOL) e gasóleo pesado (GOP), vazões dascorrentes de hot reflux (refluxo quente), sobrevaporizado e óleo de lavagem, ofenômeno de entrainment e a temperatura do forno de alimentação. As vazõescontroladas pelas aberturas das válvulas SPTent (para simular o entrainment),SPThr(refluxo quente) e SPTGOP(refluxo circulante de GOP), foram identificadas comoas variáveis operacionais que mais afetam a produção de gasóleos de vácuo, podendochegar a um aumento de, respectivamente, 2,45%, 2,05% e 2,05% na obtenção dosmesmos. A ferramenta Optimizer do HYSYS foi utilizada para encontrar umaconfiguração que promovesse a maximização da obtenção de gasóleos de vácuo. Oresultado ótimo encontrado promoveu um aumento de quase 5% na produção degasóleos de vácuos, obtidos dentro das especificações de qualidade. 

Pôster:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cobeq2018-PT.0677

Referências bibliográficas
  • [1] BOHÓRQUEZ, J. F. C. Avaliação e Aplicação dos Resultados da Curva PEV Estendida em Sistemas de Processamento e Refino de Frações Pesadas de Petróleo. 2008. 124f. Dissertação– Universidade Estadual de Campinas, 2008. MALACARNE, M. M. Implantação e Otimização de uma Unidade Manual de Destilação de Petróleos a Vácuo no LabPetro/UFES. 201 114 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 201 VADINAL, R.B. Desenvolvimento de Modelos Para Torre de Vácuo de Refinaria de Petróleo: da Abordagem Robusta ao Treinamento de Operadores. 201 Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas, 201
Como citar:

KRUEGER, A. R.; RIBEIRO, D. C.; MENEGUELO, A. P.; "ESTUDO DAS VARIÁVEIS OPERACIONAIS DE UMA UNIDADE DE DESTILAÇÃO À VÁCUO NO REFINO DE PETRÓLEO", p. 2555-2558 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-PT.0677

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações