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Estudo das práticas profissionais do design para aprimoramento da aprendizagem

Study of professional design practices to improve learning

PINTO, Marcelo Silva ; FLEURY, André Leme ;

Artigos:

Os cursos de graduação em design vêm se distanciando do que pode ser chamado de “prática social” do design, que, historicamente, configura-se em como projetar e viabilizar a produção de “artefatos”. Apesar de toda digitalização de produtos e serviços, e das empresas que atuam nesse segmento estarem absorvendo cada vez mais novos designers, estes, em sua maioria, estão se formando nos mesmos paradigmas de seus professores. Nesse sentido, a pesquisa em andamento propõe uma investigação sobre a relação entre a aprendizagem e a prática do design no Brasil, com foco na teoria de prática situada e aprendizagem situada. Estas, consideram que existem diversas práticas (acadêmicas, profissionais e sociais) que devem ser vivenciadas para que um estudante evolua sua capacidade de julgamento, e com isso, torne-se um profissional. O objetivo principal desta pesquisa é encontrar as convergências e divergências entre a aprendizagem e as atuais práticas profissionais em design. Para tanto, seu desenvolvimento se dará por uma pesquisa qualitativa de reconhecimento, conduzida sob a perspectiva das ciências sociais. Espera-se ao final, contribuir com novos designers, professores, estudantes e responsáveis por cursos de design e com o desenvolvimento das teorias relacionada ao design. Para isso, será feito um estudo nas comunidades de prática onde novos designers, estão desempenhando atividades relacionadas às novas abordagens do design, para identificar o que é diferente, igual e o que pode ser aprendido para então, contribuir com a formação de novos designers. A pesquisa está na fase de preparação para atividade de campo e já alcançou alguns resultados preliminares.

Artigos:

Undergraduate courses in design have been distancing themselves from what can be called the "social practice" of design, which, historically, is configured in how to design and enable the production of "artifacts". Although all the digitization of products and services, and the companies that work in this segment, are absorbing more and more new designers, these, for the most part, are forming in the same paradigms of their teachers. In this sense, the ongoing research proposes an investigation on the relationship between learning and the practice of design in Brazil, focusing on the theory of situated practice and situated learning. These consider that there are several practices (academic, professional, and social) that must be experienced for a student to evolve his/her capacity for judgment, and with this, become a professional. The main objective of this research is to find the convergences and divergences between learning and current professional practices in design. Therefore, its development will be based on qualitative research of recognition, conducted from the perspective of the social sciences. It is expected to end, contribute with new designers, teachers, students and those responsible for design courses and to the development of design-related theories. For this, a study will be done in the communities of practice where new designers, are performing activities related to new approaches to design, to identify what is different, equal and what can be learned to then contribute to the formation of new designers. The research is in the preparation phase for field activity and has already achieved some preliminary results

Palavras-chave: aprendizagem; prática em design; design,

Palavras-chave: learning; design practice; design,

DOI: 10.5151/6spdesign-035

Referências bibliográficas
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Como citar:

PINTO, Marcelo Silva; FLEURY, André Leme; "Estudo das práticas profissionais do design para aprimoramento da aprendizagem", p. 69-70 . In: Anais do 6º SPDesign - Seminário de Pesquisa do PPG Design FAU USP. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/6spdesign-035

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