Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA SÍNTESE DA ZEÓLITA ZSM-22 A PARTIR DO MÉTODO DO GEL SECO TIPO TRANSPORTE EM FASE VAPOR

STUDY OF THE SYNTHESIS OF ZEOLITE ZSM-22 FROM DRY GEL METHOD TYPE TRANSPORTATION STEAM

VASCONCELOS, LARYSSA PLENTZ GOMES ; URBINA, MARITZA MONTOYA ; SANTOS, JULYANE ROCHA ; SILVA, BRUNO JOSÉ BARROS DA ; SILVA, DIOGO PIMENTEL DE Sá DA ; , ;

Artigo:

A ZSM-22 possui um notável desempenho como catalisador de forma seletiva em reações industriais. Porém, devido à esta apresentar uma fase metaestável, é comum a ocorrência de fases contaminantes ou mesmo a presença de material amorfo em sua estrutura. Neste trabalho foram desenvolvidas duas rotas de síntese a partir do método do gel seco, sendo a primeira a partir do contato do gel seco somente com o vapor de direcionador orgânico e a segunda a partir do contato direto do gel seco com o direcionador. Além da variação do método de síntese, também foram variadas a quantidade de direcionador utilizada (HDMA/SiO2) e o tempo de cristalização. As amostras foram caracterizadas a de análises de DRX, e a melhor amostra de cada método foi também caracterizada a partir de análises de BET e TPD-NH3. A partir deste trabalho observou-se que a partir o contato direto entre o direcionador orgânico e o gel seco é possível obter a estrutura dessa zeólita com um menor tempo de cristalização, maiores cristalinidades e maiores valores de superfície.

Artigo:

Palavras-chave: ZEóLITA, ZSM-22, GEL SECO,

Palavras-chave: ZEOLYTE, ZSM-22, DRY GEL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ERC5

Referências bibliográficas
Como citar:

VASCONCELOS, LARYSSA PLENTZ GOMES; URBINA, MARITZA MONTOYA; SANTOS, JULYANE ROCHA; SILVA, BRUNO JOSÉ BARROS DA; SILVA, DIOGO PIMENTEL DE Sá DA; , ; "ESTUDO DA SÍNTESE DA ZEÓLITA ZSM-22 A PARTIR DO MÉTODO DO GEL SECO TIPO TRANSPORTE EM FASE VAPOR", p. 1484-1490 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ERC5

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações