Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA SEDIMENTAÇÃO DE MICROESFERAS DE VIDRO EM MEIO NÃO NEWTONIANO UTILIZANDO A TÉCNICA DE ATENUAÇÃO DE RAIOS GAMA

STUDY OF THE SEDIMENTATION OF GLASS MICROSPHERES IN NON-NEWTONIAN FLUID USING THE GAMMA-RAY ATTENUATION TECHNIQUE

ARROYO, VICTÓRIA HEBLING ; DAMASCENO, JOãO JORGE RIBEIRO ; FAGUNDES, FLÁVIA MARQUES ; SANTOS, NARA BRANDÃO COSTA ; AROUCA, FÁBIO DE OLIVEIRA ; , ;

Artigo:

A sedimentação em fluidos não newtonianos tem sido alvo de estudo em processos de exploração de petróleo, visto que, quando os poços não estão em operação, ocorre a separação gravitacional sólido-líquido que pode aumentar a probabilidade dos desgastes de equipamentos bem como a fratura das formações devido às altas pressões de bombeio e hidrostática. Neste contexto, este projeto tem como objetivo avaliar a sedimentação gravitacional e em batelada de partículas em meio aquoso polimérico não newtoniano utilizando a Técnica de Atenuação de Raios Gama (TARG). Esta técnica permite o monitoramento da concentração volumétrica das partículas sem interferir na estabilidade e configuração do sistema estudado. A partir dos resultados experimentais, observou-se o comportamento da concentração de sólidos na sedimentação bem como a acomodação do sedimento.

Artigo:

Palavras-chave: SEDIMENTAÇÃO, TéCNICA DE ATENUAçãO DE RAIOS GAMA, PSEUDOPLáSTICO,

Palavras-chave: SEDIMENTATION, GAMMA-RAY ATTENUATION TECHNIQUE, SHEAR-THINNING,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EST29

Referências bibliográficas
Como citar:

ARROYO, VICTÓRIA HEBLING; DAMASCENO, JOãO JORGE RIBEIRO; FAGUNDES, FLÁVIA MARQUES; SANTOS, NARA BRANDÃO COSTA; AROUCA, FÁBIO DE OLIVEIRA; , ; "ESTUDO DA SEDIMENTAÇÃO DE MICROESFERAS DE VIDRO EM MEIO NÃO NEWTONIANO UTILIZANDO A TÉCNICA DE ATENUAÇÃO DE RAIOS GAMA", p. 1659-1665 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EST29

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações