Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE BABAÇU USANDO ÓXIDO DE CÁLCIO COMO CATALISADOR

STUDY OF BIODIESEL PRODUCTION FROM BABAÇU OIL USING CALCIUM OXIDE AS A CATALYST

FREITAS, BÁRBARA RODRIGUES ; FIDêNCIO, PAULO HENRIQUE ; ALMEIDA, PRISCYLLA CAIRES DE ; PEREIRA, CRISTINA CHAVES ALVES ; FERRAZ, VANY ; , ;

Artigo:

Biodiesel é constituído de uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos, produzidos por transesterificação de triacilgliceróis, na reação com álcoois de cadeias moleculares curtas em presença de um catalisador. O Brasil apresenta em sua extensão várias espécies vegetais oleaginosas tanto nativas quanto exóticas que possuem grande potencial para extração de óleo para produção de biodiesel. Neste trabalho serão avaliadas as propriedades do óleo de Babaçu, palmeira nativa do cerrado brasileiro, para otimizar a síntese de biodiesel empregando a catálise heterogênea. A reação de transesterificação para a produção de biodiesel foi realizada sob refluxo, evitando assim perdas, com agitação magnética e temperatura do meio reacional de 60°C. Os catalisadores, CaO, foram calcinados por 4 horas nas temperaturas de 200, 600, 800 e 1000°C e utilizados juntamente com óleo de babaçu vegetal e metanol PA, com a relações óleo:metanol de 1:100, 1:30 e 1:20 com tempo reacional de 180 min. As melhores condições reacionais foram encontradas com o catalisador calcinado por 4 horas a 800°C e razão molar óleo:álcool de 1:100. Obteve- se aproximadamente 99,9% de conversão de ésteres.

Artigo:

Palavras-chave: BIODIESEL, BABAçU, óXIDO DE CÁLCIO,

Palavras-chave: BIODIESEL, BABAÇU, CALCIUM OXIDE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT51

Referências bibliográficas
Como citar:

FREITAS, BÁRBARA RODRIGUES; FIDêNCIO, PAULO HENRIQUE; ALMEIDA, PRISCYLLA CAIRES DE; PEREIRA, CRISTINA CHAVES ALVES; FERRAZ, VANY; , ; "ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE BABAÇU USANDO ÓXIDO DE CÁLCIO COMO CATALISADOR", p. 469-475 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT51

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações