Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO A TÉCNICA PRESSURIZED MUD CAP DRILLING: SIMULAÇÃO E EXPERIMENTOS

OIL WELL DRILLING STUDIES USING THE PRESSURIZED MUD CAP DRILLING TOOL: SIMULATION AND EXPERIMENTS

ARAUJO, LUCAS MACHADO DE ; DOMICIANO, MáRCIA PEIXOTO VEGA ; ROMUALDO, LISANDRA BARBOZA ; CARVALHO, MATEUS AZEVEDO DALBONE DE ; OLIVEIRA, GABRIELLE FONTELLA DE MORAES ; , ;

Artigo:

A técnica Pressurized Mud Cap Drilling (PMCD) tem sido muito utilizada na perfuração de poços altamente fraturados, visto que esta técnica apresenta um controle preciso frente a extremas perdas de circulação e kicks, em comparação com as técnicas convencionais. O PMCD se dá por meio da injeção de um fluido viscoso na região anular e um fluido de sacrifício na coluna de perfuração. Esta operação não possui retorno para a superfície, o que possibilitou a perfuração de poços antes inviáveis. As principais etapas do PMCD, em um poço que sofreu um kick de gás, consistem, em linhas gerais, na migração de gás com o poço fechado e posterior indução deste fluido invasor para a formação rochosa através da etapa chamada de Bullheading. O Bullheading consiste na injeção de um fluido em contracorrente, para forçar o retorno do gás invasor de volta para o reservatório. O presente trabalho tem como objetivo o estudo da operação de Bullheading durante o uso da técnica PMCD, apresentando resultados de simulação e validação através de experimentos.

Artigo:

Palavras-chave: PRESSãO ANULAR DE FUNDO, PRESSãO NA CHOKE, KICK,

Palavras-chave: ANNULUS BOTTOMHOLE PRESSURE, CHOKE PRESSURE, KICK,

DOI: 10.5151/cobecic2019-SOCP27

Referências bibliográficas
Como citar:

ARAUJO, LUCAS MACHADO DE; DOMICIANO, MáRCIA PEIXOTO VEGA; ROMUALDO, LISANDRA BARBOZA; CARVALHO, MATEUS AZEVEDO DALBONE DE; OLIVEIRA, GABRIELLE FONTELLA DE MORAES; , ; "ESTUDO DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO UTILIZANDO A TÉCNICA PRESSURIZED MUD CAP DRILLING: SIMULAÇÃO E EXPERIMENTOS", p. 2975-2981 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-SOCP27

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações