Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE PAPEL RECICLADO ADICIONADO DE AMIDO E COPRODUTOS DA INDÚSTRIA DE CAFÉ

STUDY OF THE INFLUENCE OF STARCH ADDITION AND COFFEE COFFEE COFFEE PRODUCTION ON PROPERTIES OF RECYCLED PAPER ARTISANALLY PRODUCED

LOPES, TIAGO EUGENIO ; SILVEIRA, JOãO VINíCIOS WIRBITZKI DA ; , ;

Artigo:

Os resíduos sólidos apresentam números alarmantes, sendo que o crescimento da industrialização é um dos fatores que proporcionam esses números. O Brasil assume uma posição de destaque entre os maiores produtores de papel do mundo, com isso a produção de resíduo de papel também se mostra expressiva. Uma alternativa para combater esse grande número de resíduos de papel é através do processo de reciclagem, que pode ser feita de modo industrial ou artesanal. Além disso, essa reciclagem abre espaço para que se acrescente alguns aditivos ao papel com diferentes intenções. Esse trabalho teve como objetivo estudar a otimização da produção artesanal do papel reciclado adicionado de coprodutos da agroindústria do café e amido. Foi empregado um planejamento fatorial 2² completo, analisando a espessura, gramatura e absorção de água. Observou-se que o amido e o coproduto não influenciaram na espessura do papel e na absorção de água; o coproduto influenciou na gramatura. Pela otimização foi definida uma concentração próxima de 30% de coprodutos para uma gramatura máxima.

Artigo:

Palavras-chave: ESPESSURA, GRAMATURA, ABSORÇÃO DE ÁGUA,

Palavras-chave: THICKNESS, WEIGHT, WATER ABSORPTION,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EMN28

Referências bibliográficas
Como citar:

LOPES, TIAGO EUGENIO; SILVEIRA, JOãO VINíCIOS WIRBITZKI DA; , ; "ESTUDO DA OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE PAPEL RECICLADO ADICIONADO DE AMIDO E COPRODUTOS DA INDÚSTRIA DE CAFÉ", p. 924-930 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EMN28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações