Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO DE COMPUTADORES DESKTOPS OBSOLETOS COM ÁCIDO SULFÚRICO

GOMES, A. M. M. ; MELO, R. A. C. de ; SOUZA, C. P. ; MORIYAMA, A. L. L. ; SILVA, M. S. B. da ;

Artigo Completo:

A grande quantidade de lixo eletrônico produzido em decorrência da utilização crescente de equipamentos eletrônicos tem ocasionado problemas de sustentabilidade e poluição ao meio ambiente. A fim de minimizar esses impactos, é necessário desenvolver meios de reutilizar este tipo de resíduo. As placas de circuito impresso (PCI) possuem diversos metais preciosos (prata, ouro, etc.), de base (cobre, estanho, etc.) e pesados (chumbo, crômio, etc,). Por essa razão, o principal objetivo deste trabalho é estudar o processo de lixiviação das PCI utilizando ácido sulfúrico, visando a recuperação de elementos presentes em sua composição. As placas passaram por um processamento mecânico até atingir a morfologia de pó e posteriormente foi colocado em contato com soluções de ácido sulfúrico em diferentes condições de concentração e temperatura. O material lixiviado foi analisado gravimetricamente para determinar os percentuais de massa lixiviada e os ensaios foram executados seguindo um planejamento experimental fatorial para uma posterior análise estatística. Constatou-se que a temperatura foi o único fator significativo em relação a variável resposta.

Artigo Completo:

Palavras-chave: lixo eletrônico,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-403

Referências bibliográficas
  • [1] CARVALHO, T. C. M. B.; XAVIER, L. H. Gestão de resíduos eletroeletrônicos: uma abordagem prática para a sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.
  • [2] KASPER, A. C. A. Caracterização e reciclagem de materiais presentes em sucatas de telefones celulares. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
  • [3] MORAES, V. T. Recuperação de metais a partir do processamento mecânico e hidrometalúrgico de placas de circuito impresso de celulares obsoletos. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
  • [4] OLIVEIRA, P. C. F. Valorização de placas de circuito impresso por hidrometalurgia. Tese (Doutorado) - Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2012.
  • [5] VEIT, H. M. Reciclagem de cobre de sucatas de placas de circuito impresso. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 200
  • [6] WIDMER, R. Global perspective on e-waste. Environmental Impact assessment review, v. 25:2005, pp. 436-458.
Como citar:

GOMES, A. M. M.; MELO, R. A. C. de; SOUZA, C. P.; MORIYAMA, A. L. L.; SILVA, M. S. B. da; "ESTUDO DA LIXIVIAÇÃO DE PLACAS DE CIRCUITO IMPRESSO DE COMPUTADORES DESKTOPS OBSOLETOS COM ÁCIDO SULFÚRICO", p. 3252-3257 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-403

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações