Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA FORMAÇÃO DE FILME LÍQUIDO EM LAVADORES VENTURI

Lima, A. C. Costa de ; Borges, L. P. ; Béttega, V. G. G. ;

Artigo Completo:

Lavadores Venturi são equipamentos que atuam com alta eficiência na coleta de material na faixa respirável. São basicamente tubos constituídos de três principais partes: a seção convergente, a garganta e o difusor. Neste equipamento, um líquido é injetado na forma de jatos através de orifícios na garganta, virando gotas coletoras de partículas da corrente gasosa. Contudo, durante o processo, uma fração das gotas se deposita nas paredes do equipamento, formando um filme líquido, o qual não contribui para a remoção de contaminantes. Diante disso, avaliou-se as condições experimentais favoráveis a uma menor fração de filme em dois lavadores de secção circular na posição vertical, um com 20mm de diâmetro de garganta e outro com 40mm. No caso do lavador de diâmetro 40mm, notou-se a enorme dependência da velocidade do gás na formação de fração de filme em função da razão L/G. Já para o lavador de diâmetro 20mm, é perceptível na maioria dos casos a insignificante influência da variação da velocidade do gás na formação de filme líquido em função da razão L/G. Além disso, para esse mesmo lavador as curvas de modo geral apresentam a tendência de diminuição da fração de filme ao se aumentar a razão entre líquido injetado e vazão de gás (L/G). As menores frações de filme, no caso do lavador maior, ocorrem para a configuração de 6 orifícios, enquanto que para o lavador menor ocorrem na configuração de 4 orifícios.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Lavador Venturi, fração de filme, orifícios, velocidade do gás, L/G,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-307

Referências bibliográficas
  • [1] AZZOPARDI, B.J. Liquid distribution in Venturi scrubbers: the importance of liquid films on the channel walls. Chemical Engineering Science, v.48, p. 2807-2813, Fevereiro, 1993.
  • [2] BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Plano Nacional da Qualidade do Ar, 2009. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2017.
  • [3] BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Rede de Diagnostico de Monitoramento da Qualidade do Ar. Disponível em: . Acesso em: 19 de abril de 2017.
  • [4] DAHER, M.A.F. Formação de filme líquido nas paredes de um lavador Venturi. Tese de mestrado – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil, 2008.
  • [5] GONÇALVES, J. A. S. Aspectos da Modelagem Matemática de Lavadores Venturi. Tese de doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil, 2000.
  • [6] GUERRA, V.G. Investigação do efeito da injeção de líquido por orifícios múltiplos na formação de gotas em um lavador Venturi. Tese de doutorado – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil, 2009.
  • [7] GUERRA, A.P. Fração de filme em lavadores Venturi. Tese de mestrado – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil, 2010.
  • [8] VISWANATHAN, S.; GNYP, A. W.; Pierre, C. C. Jet penetration measurements in Venturi Scrubber. Canadian Journal of Chemical Engineering, v. 61, p. 504-508, 1983.
Como citar:

Lima, A. C. Costa de; Borges, L. P.; Béttega, V. G. G.; "ESTUDO DA INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS DE PROCESSO NA FORMAÇÃO DE FILME LÍQUIDO EM LAVADORES VENTURI", p. 1737-1742 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-307

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações