Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA FRIABILIDADE DA SOJA EM UNIDADE PILOTO DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO

OLIVEIRA, V. S. R. ; PEREIRA, M. L. ; MALAFATTI, A. R. ; PEDRO, B.V.D. ; PEREZ, V. B. ; ROSA, V.S. ; MORAES, M.S. ; SANTOS, A.R. ; MORAES, D. ;

Artigo Completo:

O transporte pneumático é uma operação unitária utilizada no deslocamento de material particulado como pellets de polietileno e grãos como soja, milho e feijão. O processo consiste na movimentação dos sólidos no interior de um duto, por meio de ar ou gás inerte. A friabilidade dos sólidos neste transporte é função principalmente da velocidade do gás e vazão das partículas em contato com as singularidades e dutos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a friabilidade da soja em uma unidade piloto de transporte pneumático. O equipamento utilizado consistiu de 6,13 m de duto reto de acrílico extrudado com 117 mm de diâmetro interno, um ciclone, duas curvas de 90° e um tê saída de lado com e sem prolongamento. Foram realizados 90 ensaios para as vazões de soja de 95,1; 368,5 e 564,4 kg/h. O gás usado foi o ar e sua velocidade foi mantida em 12 m/s, mínima necessária para que o material permanecesse em suspensão ao ser transportado. Os resultados indicaram a menor quebra da soja utilizando a singularidade tê saída de lado com prolongamento de 90 mm na base do equipamento (formação de um colchão amortecedor). A menor vazão de soja apresentou maior quebra, cerca de 0,2% da massa total.

Artigo Completo:

Palavras-chave: transporte pneumático,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-128

Referências bibliográficas
  • [1] GOMIDE R.; Operações Unitárias. Transporte de sólidos, São Paulo, ed. Do autor. 1983, v.
  • [2] MORAES, M.S.; Tese de Doutorado: “Convecção forçada de partículas poliméricas em fase
  • [3] diluída: Curvas de pressão e distribuição de partículas”, UNICAMP, 2012.
  • [4] MORAES, M.S., TORNEIROS, D.L.M., ROSA, V.S., HIGA, J.S., CASTRO, Y.R., SANTOS,
  • [5] A.R., COELHO, N.M.A., MORAES JUNIOR, D. Experimental quantification of the head loss
  • [6] coefficient k for fittings and semi-industrial pipe cross section solid concentration profile in
  • [7] pneumatic conveying of polypropylene pellets in dilute phase. Powder Technology 310 pg 250-
  • [8] 263, 2017.
Como citar:

OLIVEIRA, V. S. R.; PEREIRA, M. L.; MALAFATTI, A. R.; PEDRO, B.V.D.; PEREZ, V. B.; ROSA, V.S.; MORAES, M.S.; SANTOS, A.R.; MORAES, D.; "ESTUDO DA FRIABILIDADE DA SOJA EM UNIDADE PILOTO DE TRANSPORTE PNEUMÁTICO", p. 740-745 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-128

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações