Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL COM SOLVENTE EM LEITO FIXO EMPREGANDO ENERGIA SOLAR

RIBEIRO, M. B. M. ; SILVA, L. R. C. ; SANTOS, K. G. ;

Artigo Completo:

O uso da energia solar como fonte de energia renovável tem se tornado uma boa alternativa sustentável nos dias de hoje e seu emprego tem crescido. Os concentradores solares são utilizados quando se deseja obter grandes taxas de energia térmica, e são constituídos de uma superfície refletora de radiação solar que capta a luz incidente e concentra em uma região focal. O trabalho teve como objetivo a extração de um óleo de amendoim de boa qualidade através do processo de lixiviação em leito fixo utilizando energia solar para aquecer o solvente. Foram feitos testes de aquecimento com água em diversas vazões para verificar a eficiência térmica do concentrador cilindro-parabólico. Os testes de extração foram realizados com uma amostra de 120 g de amendoim triturado e com 2 horas de duração. O rendimento da extração de óleo pode ser calculado comparando a massa da torta seca com o teor de óleo obtido pelo método Soxhlet. Os testes com água mostraram que a vazão que atinge uma maior temperatura de saída no leito é a de 15 mL/min, pois ela demora mais tempo para o percorrer. Os experimentos de extração foram feitos com as vazões de 15, 25 e 35 mL/min. A vazão que foi considerada ideal para o processo foi a de 25 mL/min, pois teve o melhor rendimento de extração do óleo, com 73,04%, e atingiu temperaturas na casa dos 60°C, que favorece a solubilidade do óleo no álcool. Foi possível extrair óleo de amendoim de maneira sustentável e com baixo investimento.

Artigo Completo:

Palavras-chave: energia solar,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-478

Referências bibliográficas
  • [1] ANEEL – Agência Nacional de Energia Solar (Brasil). Energia Solar. Disponível em: Acesso em: 25 jan 2017.
  • [2] BRUM, Aelson Aloir Santana; ARRUDA, Lia Ferraz de; REGITANO-D'ARCE, Marisa Aparecida Bismara. Métodos de extração e qualidade da fração lipídica de matériasprimas de origem vegetal e animal. Química Nova, São Paulo, v. 32, n. 4, p.849-854, 2009.
  • [3] GANDHI, A. P., et al. Studies on alternative solvents for the extraction of oil‐I soybean. International journal of food science & technology, Oxford, v.38, p.369-375, 200
  • [4] HO, Denny Anderson; ITO, Eric Ayao. Projeto e Construção de Aquecedor Solar com Concentrador. 2007. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
  • [5] SANTOS, Sebastião Amílcar de Figueiredo; NASCIMENTO FILHO, Jair. Coletores solares: materiais disponíveis no meio rural. In: Encontro de Energia no Meio Rural, 4., 2002, Campinas.
  • [6] TOMAZIN JUNIOR, Celso. Extração de óleo de soja com etanol e transesterificação etílica na miscela. 2008. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, 2008.
  • [7] URIAS, Patrícia Moisés. Concentrador Solar Biangular de Doze Lados: método alternativo para extração de óleo a partir de semente de pinhão manso. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Departamento de Engenharia Química. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.
Como citar:

RIBEIRO, M. B. M.; SILVA, L. R. C.; SANTOS, K. G.; "ESTUDO DA EXTRAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL COM SOLVENTE EM LEITO FIXO EMPREGANDO ENERGIA SOLAR", p. 2991-2996 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-478

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações