Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA ESTABILIDADE DE FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS UTILIZADOS NA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO

Oliveira, Alex C. de ; Oliveira, Andressa C. ; Fagundes, Flávia M. ; Santos, Nara B. C. ; Arouca, Fábio O. ;

Artigo Completo:

O estudo da sedimentação de partículas em fluidos não-newtonianos é de extrema importância para a indústria petrolífera, visto que se assemelha ao estágio de parada técnica do processo de perfuração. Os fluidos utilizados nesse processo apresentam comportamento reológico semelhante aos fluidos não newtonianos pseudoplásticos. Uma característica desejável do processo é manter em suspensão os cascalhos produzidos na perfuração de poços de petróleo quando o fluxo de fluido de perfuração está cessado. Nesse contexto, esse trabalho objetivou avaliar a concentração volumétrica de sólidos constituintes de fluidos de perfuração em função do tempo e da posição do tubo de teste. Para isso, utilizou-se a técnica de atenuação de raios gama (TARG), procedimento não destrutivo, para monitorar o perfil de sedimentação de sólidos em diferentes posições ao longo do tempo. Os resultados experimentais possibilitaram obter os teores de sólidos, e as curvas de concentração para as regiões próximas à base do tubo apresentaram comportamento de crescimento logarítmico. Dessa forma, esse estudo contribuiu para o aprimoramento do conhecimento sobre a sedimentação em fluidos não-newtonianos do tipo pseudoplásticos.

Artigo Completo:

Palavras-chave: sedimentação de partículas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-420

Referências bibliográficas
  • [1] CAENN, R.; DARLEY, H. C. H., GEORGE, R.G. Composition and Properties of Drilling and Completion Fluidos, Sixth Edition. 201
  • [2] FAGUNDES, F. M. Estudo da estabilidade da suspensão constituinte do fluido Br-Mul/Petrobras. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2015.
  • [3] GANDELMAN, R. A.; PINTO, G. H. V. P. Desenvolvimento de metodologia e correlações para previsão de perfil de concentração de sólidos durante a perfuração de poços de petróleo em períodos de estática. Boletim técnico da Produção de Petróleo, vol. 4 (2), 2009.
  • [4] GARDNEY, R.; ELY-JR, R. Radioisotope measurement applications in engineering. Reinhold Publishing Corporation, 1967.
  • [5] KYNCH, G. J. A theory of sedimentation. Transactions of the Faraday Society, p. 166-176, 1952.
  • [6] MOREIRA, B. A. Estudo da sedimentação em suspensões de fluidos com características reológicas pseudoplásticas. 2014. 173f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) – Faculdade de Engenharia Química, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2014.
  • [7] THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, PETROBRAS, 2001.
Como citar:

Oliveira, Alex C. de; Oliveira, Andressa C.; Fagundes, Flávia M.; Santos, Nara B. C.; Arouca, Fábio O.; "ESTUDO DA ESTABILIDADE DE FLUIDOS NÃO-NEWTONIANOS UTILIZADOS NA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO", p. 3353-3358 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-420

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações