Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DOS SOLVENTES NA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DA AMÊNDOA DA TERMINALIA CATAPPA LINN

SILVA NETO, L. D. ; SILVA, E. N. ; PEREIRA, C.M.B. ; SOLETTI, J. I. ; CARVALHO, S.H.V. ;

Artigo Completo:

A Terminalia Catappa Linn é uma espécie exótica, rustica e perene adaptada a regiões tropicais e subtropicais, particularmente localizadas em áreas costeiras. Como consequência da migração humana, essa árvore foi introduzida e naturalizada em muitos países tropicais do mundo, incluindo o Brasil. O processo de extração de óleos vegetais tem evoluído constantemente com objetivo de aumentar a eficiência, reduzir o consumo de energia e causar menor impacto ambiental. O aumento na eficiência desta tecnologia ficou restrito à maximização da remoção do óleo, à redução na perda de solvente para o meio ambiente e minimização dos custos operacionais. O processo de extração por solvente foi realizado em duplicata pelo método Soxhlet padrão, com os solventes hexano, metano e etanol, onde resultados mostraram que a eficiência do solvente hexano, sobre a semente in natura, atingiu o percentual mais alto, de aproximadamente 60% de óleo extraído, o que indica que processo de extação por solvente, para a amêndoa da Terminalia catappa l, foi satisfatório.

Artigo Completo:

Palavras-chave: solvente de extração de óleo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-422

Referências bibliográficas
  • [1] ANDRADE B. K. S. A. Estudo Do Processo Da Extração Do Óleo Do Pinhão Manso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Em Engenharia Química) – Centro de Tecnologia – Universidade Federal de Alagoas, UFAL. Maceió.
  • [2] COLLINS, D.J.; PILOTTI, C.A.; WALLIS, F.A.; 199 Triterpene acids from some Papua New Guinea Terminalia species. Phytochemistry32 (3), 881-884.
  • [3] DE PAULA, A. A. Caracterização físico-química e avaliação do potencial antioxidante dos frutos da Terminalia catappa Linn. Itapetinga: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, (Dissertação Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em 83 Engenharia de Alimentos, 2008. 91p.
  • [4] FRANCIS, 1989; LIN, 1992; THOMSON & EVANS, 2006, apud TEIXEIRA, H.L. Composição Química E Perfil De Ácidos Graxos Da Castanha Do Fruto Da Castanhola (Terminalia Catappa Linn). 2010. 60p. (Dissertação – Mestrado)
Como citar:

SILVA NETO, L. D.; SILVA, E. N.; PEREIRA, C.M.B.; SOLETTI, J. I.; CARVALHO, S.H.V.; "ESTUDO DA EFICIÊNCIA DOS SOLVENTES NA EXTRAÇÃO DO ÓLEO DA AMÊNDOA DA TERMINALIA CATAPPA LINN", p. 3365-3370 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-422

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações