Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE COLETA DE PARTÍCULAS DE UM CICLONE ADAPTADO COM BICOS INJETORES DE ÁGUA

BORGES, L. P. ; ALVES, A. C. M. ; BÉTTEGA, V. G. G. ;

Artigo Completo:

Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e etanol no mundo. Junto com os principais produtos, temos o subproduto bagaço, que é utilizado na cogeração de energia, por meio da sua queima em caldeiras. Essa queima gera resíduos, em sua maioria fuligem, a qual é um material particulado com diâmetros médios menores que 10 μm, altamente nocivo ao meio ambiente e à saúde. Dessa forma é necessário o controle da emissão desse material, e dentre os equipamentos utilizados para isso está o separador ciclônico, que utiliza a força centrífuga para retirar o material particulado do ar. O objeto de estudo foi um separador ciclônico do tipo Stairmand modificado com a inclusão de bicos injetores de água. O intuito do estudo foi testar a eficiência de um ciclone associando sua força centrífuga à injeção de líquido para limpeza de uma corrente de ar contendo micropartículas, e compará-la à eficiência de ciclones secos. A eficiência de coleta do equipamento aumentou com a injeção de líquido, conforme esperado, assim como o aumento da eficiência com o aumento da vazão de água. Pequenas variações de eficiência também foram observadas entre cada configuração de bicos de injeção de líquido. Assim, os resultados obtidos validam a utilização de água para aumento da eficiência de um separador ciclônico.

Artigo Completo:

Palavras-chave: coleta de partículas,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-245

Referências bibliográficas
  • [1] CHIABAI JÚNIOR, J. Avaliação do Desempenho de um Ciclone Stairmand Adaptado com Bicos Injetores de Água. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos,
  • [2] Departamento de Engenharia Química, São Carlos - SP, 2014.
  • [3] LORA, E. E. S. Prevenção e controle da poluição nos setores energéticos, industrial e de transporte. 2a ed, Rio de Janeiro, Ed. Interciência, 2002, 481 f.
  • [4] MAJEWSKI, R. Projeto, Construção e Avaliação Experimental de um Lavador de Gases
  • [5] Industriais. Tese de doutorado, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
Como citar:

BORGES, L. P.; ALVES, A. C. M.; BÉTTEGA, V. G. G.; "ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE COLETA DE PARTÍCULAS DE UM CICLONE ADAPTADO COM BICOS INJETORES DE ÁGUA", p. 1357-1362 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-245

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações