Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA CINÉTICA DE ADSORÇÃO DO CORANTE EOSINA Y EM CARVÃO ATIVADO DE CASCA DE ARROZ

STUDY OF ADSORPTION KINETICS OF EOSIN Y DYE IN ACTIVATED RICE HUSK CHARCOAL

CRUZ, DÉLIS CRISTINA PALHETA ; PINHEIRO, DARLLAN DO ROSáRIO ; SEHWARTZ, RODRIGO LUIZ DA CRUZ ; LIMA, RAFAEL MARTINS DE ; PINA, RICARDO LAVOR ; , ;

Artigo:

Neste trabalho se avaliou a adsorção de eosina Y em carvão ativado, obtido a partir da casca de arroz. O carvão ativado preparado em meio ácido apresentou ponto de carga zero (PCZ) igual a 3,28. Ensaios de cinética de adsorção utilizando 0,3 g de carvão e concentração de 200 ppm de eosina foram realizados em meios ácidos e básico: pH= 4 e 8, respectivamente. Os dados cinéticos foram correlacionados com modelos cinéticos de primeira e segunda ordem, cujos parâmetros foram obtidos via regressão não linear e com o auxílio do programa Origin. O critério de análise foi com base nos valores de R². Os resultados indicaram que o método de preparo do carvão tem grande influência sobre o PCZ e consequentemente sobre a capacidade adsortiva.

Artigo:

Palavras-chave: ADSORÇÃO, EOSINA, ARROZ,

Palavras-chave: ADSORPTION, EOSIN, RICE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EST30

Referências bibliográficas
Como citar:

CRUZ, DÉLIS CRISTINA PALHETA; PINHEIRO, DARLLAN DO ROSáRIO; SEHWARTZ, RODRIGO LUIZ DA CRUZ; LIMA, RAFAEL MARTINS DE; PINA, RICARDO LAVOR; , ; "ESTUDO DA CINÉTICA DE ADSORÇÃO DO CORANTE EOSINA Y EM CARVÃO ATIVADO DE CASCA DE ARROZ", p. 1673-1679 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EST30

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações