Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE ARDÓSIA COMO FONTE DE MAGNÉSIO PARA SÍNTESE DE FERTILIZANTES MINERAIS

STORAGE OF THE APPLICATION OF ARDÓSIA WASTE AS A MAGNESIUM SOURCE FOR MINERAL FERTILIZER SYNTHESIS

SANTANA, KÊNIA DA SILVA ; MOREIRA, FERNANDO AUGUSTO ; MOREIRA, FERNANDO AUGUSTO ; ABREU, KARLA CONCEIÇÃO FARIA DE ; PAIVA, ANA PAULA LIMA DE ; , ;

Artigo:

Ardósias são rochas de derivação sedimentar e granulação fina, fracamente metamorfizadas muito utilizadas em revestimentos e construção civil. O Brasil destaca-se como centro produtor de ardósia, sobretudo em Minas Gerais. Um dos principais desafios desta atividade mineral está relacionado a grande geração de resíduos de ardósia, torna-se necessário o desenvolvimento de tecnologias alternativas para minimizar o passivo ambiental e permitir o aproveitamento deste resíduo em setores de alto impacto na economia local. A agricultura é um dos principais destaques da economia brasileira e, para atender a atual demanda de alimentos, são necessárias grandes quantidades de nutrientes para a elevada demanda do sol. O fosfato de amônio e magnésio hexahidratado (MAP) é um fertilizante mineral composto pelos íons amônio, fosfato e magnésio, tendo por isso ampla aplicação na agricultura. Como a ardósia possui em sua composição cerca de 2% de magnésio, o presente estudo tem por objetivo avaliar a viabilidade técnica de síntese do MAP utilizando o resíduo de diferentes tipos de ardósia como fonte de magnésio. Os resultados indicaram que a reação apresentou eficiência média de 20% na síntese do MAP, o que possibilita uma redução de 18% em massa no passivo ambiental deste resíduo. Contudo, faz-se necessário aprofundar os estudos afim de reduzir os custos de extração do magnésio permitindo assim a a aplicação do processo em escala real.

Artigo:

Palavras-chave: ARDOSIA, MAP, RESíDUOS,

Palavras-chave: SLATE, MAP, WASTE,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT92

Referências bibliográficas
Como citar:

SANTANA, KÊNIA DA SILVA; MOREIRA, FERNANDO AUGUSTO; MOREIRA, FERNANDO AUGUSTO; ABREU, KARLA CONCEIÇÃO FARIA DE; PAIVA, ANA PAULA LIMA DE; , ; "ESTUDO DA APLICAÇÃO DE RESÍDUOS DE ARDÓSIA COMO FONTE DE MAGNÉSIO PARA SÍNTESE DE FERTILIZANTES MINERAIS", p. 728-734 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT92

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações