Artigo - Open Access.

Idioma principal

Estudo Comparativo Entre Alvenaria Estrutural e Alvenaria de Vedação Comum

Pereira, Thaís da Silva ; Alves, Fernanda Chicoginigi ; Gomes, Luciano Gonçalves ; Silva, Marcelo Henrique ; Rosa, Sabrina Rafaela ; Silva, Sérgio Luis Fernandes ; Pinto, Carolina Oliveira ;

Artigo:

Devido à alta competitividade no setor da construção civil, as empresas buscam cada vez mais métodos alternativos de construção, que diminuam o tempo de execução e também os custos da obra, sem interferir na qualidade do empreendimento, desta forma, novas tecnologias são empregadas e dentre elas a alvenaria estrutural, que está cada vez mais disseminada neste setor, principalmente nos últimos anos.A alvenaria estrutural é uma alternativa de construção muito antiga, que surgiu diante às concepções empíricas dos povos das civilizações anteriores, sendo empregada em grandes obras existentes até os dias atuais como é o caso do Coliseu de Roma. Porém, com a revolução industrial, o uso do aço e do concreto armado foi difundido e esse antigo método foi deixado em segundo plano e a alvenaria passou a ter a finalidade apenas de vedação para as construções.Estudos indicam que a utilização de alvenaria estrutural representa uma economia no orçamento de uma construção, em comparação a obras que utilizam estruturas de concreto armado, além de reduzir o tempo de execução, sua utilização também diminui o número de mão de obra necessária e o desperdício de materiais.Dentre as desvantagens da utilização da alvenaria estrutural, pontuamos as fissuras que esse tipo de construção costuma apresentar e as restrições de possibilidades de mudanças não planejadas.A seguinte pesquisa comparar a viabilidade do uso da alvenaria estrutural com a alvenaria de vedação com vigas e pilares de concreto armado, levando em conta quesitos como qualidade, custo, resistência e demais vantagens e desvantagens, bem como o detalhamento dos componentes construtivos de cada tipologia de alvenaria. Ao final, espera-se que seja possível estabelecer parâmetros de viabilidade que irão definir qual a metodologia mais vantajosa para cada construção.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-012

Referências bibliográficas
  • [1] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCINICAS. NBR 15270-1: Componentes cerâmicos: Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação - Terminologia e requisitos. 1 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 11 p.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCINICAS. NBR 15270-2: Componentes cerâmicos: Parte 2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural - Terminologia e requisitos. 1 ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2005. 11 p.
  • [3] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCINICAS. NBR 6136: Blocos vazados de concreto simples para alvenaria – Requisitos - Terminologia e requisitos. 2 ed. Rio de Janeiro:
  • [4] ABNT, 2007. 9 p.
  • [5] JACOBY, Pablo Cardoso. Comparação de custos de um edifício residencial executado em alvenaria estrutural e em concreto armado. 2011. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade do Extremo Sul Catarinense, Santa Catarina, 2012.
  • [6] FERNANDES, Marcos Joaquim Gonçalves. Estudo comparativo do uso da alvenaria estrutural com bloco de concreto simples em relação ao sistema estrutural em concreto armado. 2010. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Católica do Salvador, Salvador, 2010.
  • [7] GUILHERME, Alexandre E.S.; ROCHA, Elton Alean. Patologias em Alvenaria Estrutural de Blocos Cerâmicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso Tecnologia do Concreto- Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2012
  • [8] MORAIS, António. Alvenaria Estrutural: Novo Processo Construtivo. 2006. 11 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura, Faculdade de Arquitectura UT Lisboa, Lisboa, 2006.
Como citar:

Pereira, Thaís da Silva; Alves, Fernanda Chicoginigi; Gomes, Luciano Gonçalves; Silva, Marcelo Henrique; Rosa, Sabrina Rafaela; Silva, Sérgio Luis Fernandes; Pinto, Carolina Oliveira; "Estudo Comparativo Entre Alvenaria Estrutural e Alvenaria de Vedação Comum", p. 25-26 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-012

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações